Saúde: Equipe de Enfermagem da Ala Covid do HMM passa por treinamento

 

(7 de abril de 2021)A pandemia do novo coronavirus (SARS-CoV-2) impôs novos desafios à comunidade científica e aos profissionais de Saúde que, a todo momento, se atualizam sobre o vírus que provoca a covid-19. Na semana passada, o Hospital Municipal de Marabá (HMM) realizou um treinamento voltado para a equipe de Enfermagem da Ala Covid do hospital, incluindo os profissionais responsáveis pela Estabilização, Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e Unidade
de Terapia Intensiva (UTI).

Durante o treinamento, cerca de 15 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiras, tiveram orientações teóricas e práticas sobre o manuseio correto da bomba de infusão. O equipamento é responsável pela administração automatizada ao paciente de fluidos como medicamentos e nutrição, em volumes pequenos, de maneira precisa e programada, trazendo benefícios para o tratamento.

“Nessa capacitação, inicialmente nós explanamos sobre as funções das bombas de infusão de diferentes modelos das marcas ICATU, VOLUMAT e B.BRAUN, totalizando cinco modelos de bombas de infusão diferentes e presentes na unidade hospitalar” explica a enfermeira Nylane Valente da Silva, coordenadora da Educação Continuada do HMM.

As explicações foram seguidas de demonstrações práticas, a fim de sanar todas as dúvidas dos participantes sobre o manuseio correto das bombas de infusão. “Isso favorece na melhoria da qualidade da assistência prestada aos nossos usuários”, acrescenta a coordenadora.

O treinamento aprofundou o conhecimento dos profissionais sobre o manejo dos equipamentos desde o processo de ligar, instalar o detector de gotas, retirar bolhas de ar, programar o equipamento, conectar ao paciente e desligar o aparelho corretamente, sem fazer com que soasse o alarme desnecessariamente.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira Renata Ellen dos Santos, que foi coordenadora da enfermagem no Hospital de Campanha de Marabá, e trabalha no Hemocentro (HEMOPA), além de ter passado pelas áreas de UTI, centro cirúrgico e pronto-socorro do Hospital Regional de Marabá e ser professora universitária.

“Na nossa área sempre há o remanejamento de pessoas, mudanças de área dentro do mesmo hospital e alguns profissionais podem ter dificuldade em lidar com equipamentos novos”, afirma Renata, destacando a importância de compartilhar conhecimento.

“Nós trabalhamos com a vida independente do local onde cada um atue. Sendo assim, é importante compartilharmos nosso conhecimento, nossa experiência com as outras pessoas”, complementa.

Para a enfermeira Mauricia Macedo, que trabalha há um ano no HMM, o treinamento agregou ainda mais na sua formação. “É importante agregar esse conhecimento porque são vários modelos de bomba e cada uma tem sua própria especificidade. Saber como configurar esse aparelho para ministrar um medicamento para o paciente é imprescindível, ainda mais diante do momento que vivemos. Foi gratificante participar”, pontuou.

A educação continuada no HMM visa aperfeiçoar o trabalho dos profissionais, principalmente quando há remanejamentos e os novos profissionais precisam se adaptar às rotinas e equipamentos do novo setor de atuação.

Outras capacitações

Pensando nisso, já foi ministrada também capacitação sobre o preenchimento correto do balanço hídrico dos pacientes da Ala Covid do hospital. Esse balanço hídrico diz respeito ao registro total de líquidos administrados, ingeridos e eliminados pelo paciente, em um período de 24 horas. Serve para analisar se o paciente está desidratado, por exemplo.

Para esta semana, está programado treinamento sobre o manuseio correto de monitores paramétricos que ajudam a acompanhar a evolução dos pacientes durante o tratamento.

Ambos os treinamentos ajudam novos técnicos de enfermagem e enfermeiros a manusearem equipamentos e protocolos nos pacientes.

“Estamos trabalhando para atender nosso usuário com qualidade, mas solicitamos que as pessoas se conscientizem e protejam suas famílias. Trabalhamos no cuidado, mas precisamos que as pessoas atuem na prevenção”, finaliza a coordenadora de Educação Continuada do HMM, Nylane Valente da Silva.

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews