Em alusão ao dia do cooperativismo, que neste ano será comemorado no dia 3 de julho, cooperativas de toda a cidade se reúnem para promover o Dia C, focado nas doações de Sangue.
Com o tema “Cooperar está no Sangue” a Campanha tem o intuito de estimular cooperados a realizarem a doação de sangue e aumentar o estoque no Hemocentro de Santarém. Em reunião na última sexta-feira, 18 junho, realizada na operadora da Unimed Oeste do Pará, os representantes de 10 cooperativas assumiram o compromisso com a iniciativa, estipularam metas e traçaram estratégias para aumentar o número de doações.
Todos os anos as cooperativas se juntam para realizar ações de responsabilidade social baseado nos valores e princípios cooperativistas. A data é marcada por incentivar o voluntariado e os impactos sociais transformadores.
Segundo dados da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB), Santarém é o polo da região com 24 cooperativas ativas e devidamente regulares. Do total de cooperativas na cidade, aproximadamente 50% são do ramo agropecuário, que também possui o maior número de cooperados: 727. Outro destaque é a Educação, que congrega 60% do total das cooperativas do ramo no Estado. Em geração de empregos, o ramo da Saúde lidera em número de empregados. A Unimed Oeste do Pará possui 92% de empregados, totalizando 306 colaboradores.
A escolha da ação veio através da percepção que o banco de sangue do Hemocentro de Santarém registrava um baixo estoque, com as doações em queda, muito por conta do período de pandemia. As cooperativas viram o cenário como oportunidade para contribuírem de forma positiva para a sociedade em tempos de crise.
Um gesto de solidariedade que salva-vidas se tornou o foco dessa edição.
O Hemocentro de Santarém atende mais de 30 unidades hospitalares da região do Baixo Amazonas. Por conta disso, precisa sempre dispor de estoque abastecido para conseguir atender as solicitações. Com a pandemia, muitos dos doadores deixaram de comparecer, o que fez com que os estoques ficassem baixos demais.
Para ser um doador basta seguir os seguintes critérios:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar mais de 50 kg
• Estar em boas condições de saúde.
• Porta documentos de identificação original, com foto e assinatura. (Para realização do Cadastro).
• Não está de jejum
• As pessoas que tiveram Covid-19, podem ser doadoras, desde que sigam os critérios e tenham acima de 30 dias de cura do vírus.
• Para quem teve contato com as pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias até o último contato
• Aquelas pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 também devem cumprir um período antes de realizar a doação: Quem recebeu dose da Coronavac são dois dias, para aqueles que receberam o imunizante AstraZeneca ou Pfizer deve esperar por 7 dias. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue após 7 dias.
“Ainda continuamos em um ano difícil por conta da pandemia e com restrições, e para esse Dia C de 2021 queríamos uma ação que realmente impactasse as pessoas. A ideia era doar um pouco da gente, então surgiu a proposta das doações de sangue, uma forma de salvar vidas”, explicou o gerente geral da Unimed Oeste do Pará, Carlos Eduardo Miléo.