Escritor Vicente Cecim morre em Belém, aos 74 anos

O autor estava internado no Hospital Ophyr Loyola desde a última quinta-feira (11).

O escritor paraense Vicente Cecim morreu da tarde desta segunda-feira (14), em Belém, aos 74 anos. O autor estava internado no Hospital Ophyr Loyola desde a última quinta-feira (11).

Segundo familiares do autor, ele apresentava sintomas de Covid-19, e também estava acometido por câncer, que o fez passar por cirurgia recente.

Com sua literatura, Vicente Cecim conquistou o público e a crítica, e gravou sua marca na cultura brasileira, levando seus leitores a uma viagem metafísica por Andara, uma representação da Amazônia encantada.

Agraciado em 1981 com a Menção Especial no Prêmio Internacional Plural, e em 1988 com duas premiações no Grande Prêmio da Crítica da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Cecim é um dos autores homenageados na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, e esteve presente no pré-lançamento, em dezembro de 2020.

Em nota, a Secretaria de Cultura do Pará (Secult) lamentou a morte do poeta e informou que sua obra “Os Animais da Terra” será relançada este ano.

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews