Morre aos 96 anos Dona AnaMiranda Mãe do prefeito de Marabá

Uma vida pacífica, longeva e uma linda história pessoal e familiar. Marabá perdeu na noite desta sexta-feira (25), por volta das 22h30, dona Ana Gonçalves Miranda, aos 96 anos. Ela era mãe do prefeito do Município, Sebastião Miranda Filho e do vereador Beto Miranda. Ana estava em casa quando passou mal por volta das 16 horas, foi socorrida de ambulância e levada ao Hospital Regional por outro filho: Fernando, que é médico. Era um AVC. Além disso, ela não resistiu a duas paradas cardíacas.

Dona Ana era viúva do saudoso comerciante Sebastião Miranda e mãe também de: Newton (in memorian), Félix, Antônio Carlos, Sônia e Ana. Esta última reside em São Luís (MA) e não conseguirá participar do funeral.

De origem, Ana era nascida e criada em Filadélfia (TO), quando a cidade ainda pertencia ao Estado de Goiás. Foi lá que conheceu Sebastião, o homem que viria a ser o seu companheiro de trajetória. A vida de comerciante do esposo, atendendo com abastecimento de insumos a garimpos aqui no Pará, os trouxe para Marabá, da mesma forma que vieram os pioneiros da cidade, descendo o Rio Tocantins em balsas de buriti.

 

A filha Ana Miranda explica que os pais começaram a vida no Bairro Francisco Coelho, o conhecido Cabelo Seco e foi lá que ela e os irmãos nasceram. De lá, anos depois, dona Ana ainda morou na Nova Marabá, bairro ao qual nunca se acostumou, por achar “muito silencioso”. Ela retornou, então para a Velha Marabá, sendo que seus últimos anos foram na casa de frente para a Praça Duque de Caxias, onde reunia a família.

No auge da sua idade produtiva, dona Ana foi muito ativa no comércio junto ao esposo, transitando por ramos como açougue e secos e molhados. Sempre deu conta do trabalho, aliado ao cuidado com os filhos, o que foi um traço de sua força e inteligência.

No último dia 22 de maio, dona Ana ainda teve uma última reunião de família por ocasião do seu aniversário de 96 anos. Filhos e netos, como faziam todos os anos, a cercaram de muito carinho.

Uma missa nesta manhã de sábado (26), na Catedral, marca a despedida dos familiares e amigos e o sepultamento será às 16 horas no Cemitério da Saudade, na Folha 29 da Nova Marabá, ao lado do túmulo do esposo Sebastião Miranda.

NOTA DE PESAR

Nesta manhã de sábado o poder Legislativo Municipal emitiu nota em solidariedade à família:

 

“É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Marabá lamenta o falecimento de dona Ana Gonçalves Miranda, mãe do atual prefeito Sebastião Miranda Filho e do vereador Carlos Roberto Gonçalves Miranda (Beto Miranda). Ela faleceu na noite  de sexta-feira, 25, no Hospital Regional Público do Sudeste do Pará.

Dona Ana nasceu em Filadélfia, no estado do Goiás (atualmente estado do Tocantins), e era viúva do comerciante Sebastião Miranda, com quem teve os filhos Carlos Roberto Miranda, Fernando Miranda, Félix Miranda, Sônia Miranda, Ana Miranda, Sebastião Miranda Filho e Antônio Carlos Miranda.

Os vereadores e servidores do Poder Legislativo fazem votos de que o gestor, o colega Beto Miranda e demais familiares e entes próximos encontrem a força necessária para atravessarem essa sofrível passagem de luto

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews