Defesa Civil: Brigada e Corpo de Bombeiros já controlaram mais de 60% do fogo em aterro sanitário

A Brigada de incêndio da Defesa Civil Municipal juntamente com equipes do Exército, Corpo de Bombeiros, Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental) e Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas) estão na tarde desta quarta-feira (28), debelando o fogo que acometeu o aterro sanitário do município, localizado no sentido de quem vai para o Parque de Exposições de Marabá, no setor do Distrito Industrial, próximo ao Rio Itacaiunas. Logo após será feito o resfriamento e abafamento da queimada.

A estimativa do coordenador da Defesa Civil é que mais de 60% das chamas da área já foram controladas e a previsão é que até amanhã, quinta-feira (29), o incêndio seja totalmente apagado.

De acordo ainda com Jairo Milhomem, o fogo começou no domingo (25), por volta das 16h30 e trata-se de um incêndio criminoso. “Possivelmente andarilhos e mendigos que adentram a área por meio de uma reserva florestal, no intuito de procurar cobre para vender podem ter cometido o incêndio”, explica o coordenador da Defesa Civil.

No local, equipes da SSAM, Exército, Brigada da Defesa Civil e Sevop se encontram atualmente controlando o fogo para resfriamento e abafamento. Jairo Milhomem ressalta que a fumaça que tomou conta da cidade, especificamente entre a tarde e a noite de ontem, 27, terça-feira, provém de fogo que foi ateado em vegetações da Folha 33, Bairro Santa Rosa, Residencial Morumbi, entre outros locais.

Ainda nesta quarta-feira (28), a Brigada da Defesa Civil foi dividida em duas equipes para dar conta da demanda da zona urbana e do aterro sanitário. Estão sendo utilizadas na ação sete caçambas, dois tratores de esteiras, duas retroescavadeiras e ainda três caminhões pipas.

A Semma está ajudando em toda logística para identificar o infrator do incêndio. Foram utilizados também drones para levantar imagens e quantificar o dano da queimada e para onde ela poderia se estender. As imagens vão ajudar a Brigada da Defesa Civil a direcionar  e evitar que a queimada se alastre.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews