Sobre reunião com membros da Comissão de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá em Brasília
No último dia 11 de agosto, em Brasília, membros da Comissão de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá reuniram-se com o diretor de Relações Institucionais da Vale no Brasil, Luiz Ricardo Santiago e gerente de Relações Governamentais do Pará, Ana Carolina Alves.
Participaram o presidente da Comissão, Miguel Gomes Filho, o Miguelito; Pedro Corrêa Lima, presidente da Câmara; Márcio do São Félix, secretário; Alecio Stringari, Aerton Grande, Coronel Araújo, Vanda Américo e Ricardo Pugliese, todos membros da referida Comissão de Desenvolvimento.
Entre os assuntos tratados estiveram:Ponte Rodoferroviária
O projeto segue os trâmites internos de aprovação.
Os estudos consideram estruturas paralelas à atual, com um modal rodoviário para mobilidade urbana e outro ferroviário, para o transporte de cargas.Tecnored
Foi informado que o projeto está sendo licenciado.
A Tecnored é uma planta industrial de gusa de baixo carbono. A tecnologia aplicada possibilita produzir ferro-gusa a partir da substituição de até 100% do combustível fóssil por biomassa e, desta forma, reduzir as emissões de CO2, o que traz boas perspectivas em termos de competitividade e sustentabilidade ambiental.
Fepasa
A Vale irá construir uma ferrovia no Pará. O traçado ainda está em estudo.
Usinas da Paz
A Vale também participa atualmente do projeto Territórios da Paz do Governo, com a construção de seis da Paz em diferentes regiões do estado.
Essas usinas contarão com quadras, área para serviços de cidadania e saúde e vão contribuir para reduzir a vulnerabilidade social e os riscos de aumento da criminalidade e do uso de drogas.Ao final da reunião, Santiago reforçou o objetivo da Vale em manter o fórum permanente de diálogo com Marabá por meio da Comissão de Desenvolvimento.