Ela agora vai representar o Brasil no concurso Miss Globo Internacional, que será realizado na Albânia, no continente europeu. Aeny Borges é assessorada e faz parte da agência de modelos de Rayta Solaris, que tem vasta experiência em concurso de moda e beleza.
Natural de Altamira, no sudoeste do Pará, mas vivendo em Parauapebas desde os seis meses de vida, Aeny recebeu a faixa e a coroa das mãos do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.
Na disputa nacional, ela usou um traje de gala tendo como tema a “A Rainha dos Minérios”, em homenagem ao Pará e à cidade de Parauapebas, conhecida como a Capital do Minério. O concurso Miss Brasil Globo se tornou famoso e bastante concorrido nos últimos anos.
As candidatas passam por várias etapas até chegarem à grande final, sendo selecionadas em desfiles municipais e estaduais, para representar seus estados na disputa nacional, com os 26 estados e o Distrito Federal.
O organizador do evento nacional, Danilo D’Avila, fala da evolução do concurso. “Antigamente, a Miss Brasil participava de um ou no máximo três eventos no mundo. Hoje em dia, a Miss Brasil eleita pela organização poderá participar de vários eventos, bem como as demais candidatas que venham a se destacar nos concursos no decorrer do ano. Ou seja, uma miss pode até passar o ano representando o país pelo mundo,” explica.
O Miss Brasil Globo é um concurso de beleza feminino realizado anualmente na capital do país. O evento visa eleger, entre as enviadas de cada estado, uma que represente a beleza da mulher brasileira e que possa disputar o título de mulher mais bela do planeta no Miss Globo Internacional, concorrendo com representantes de diversos países. O certame internacional foi criado em 1988, com participação do Brasil a partir de 1994.