MARABÁ E REGIÃO REGISTRARAM 102 NOVOS CASOS DE HIV POSITIVO DE JANEIRO A JUNHO DESTE ANO

De janeiro a junho deste ano, o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Secretaria de Saúde de Marabá (SMS), registrou 102 novos casos de HIV no município e região. Desses, 64 (62,8%) em pessoas do sexo masculino e 38 (37,2%) em pessoas do sexo feminino.

Já os casos de sífilis diagnosticados no mesmo período, somaram 176. Desse total, 106 (60,2%) em indivíduos do sexo feminino e 70 (39,8%) no sexo masculino.

Quanto às hepatites virais, foram detectados 36 novos casos, sendo 26 (72,2%) de hepatite B e 10 (27,8%) de hepatite C.

Os dados foram fornecidos à Reportagem do Zeca News pela gerente do SAE/CTA, Katiane Chaves, que destacou as ações do Julho Amarelo, feitas em pontos estratégicos no município para alcançar as pessoas em situação de hepatites B e C, HIV e hepatites virais.

De acordo com ela, foram realizados 1.624 testes rápidos. “Isso serve para mostrar o quanto é importante trabalhar a promoção, a prevenção e o diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a importância do uso dos preservativos, masculino e feminino”, distribuídos gratuitamente pelo (SAE/CTA).

Katiane fez questão de esclarecer aos internautas leitores do Zeca News o que é HIV e o que é Aids: “Portadores de HIV são pessoas assintomáticas, que vivem com o vírus da imunodeficiência humana, que causa a Aids. Já a Aids é uma situação distinta, na qual a pessoa já apresenta sintomas e está com a síndrome da imunodeficiência adquirida. Então, o objetivo é alcançar todas as pessoas que vivem com o HIV, em situação de diagnóstico, em situação de uso de antirretroviral e em supressão de carga viral. Para que essa pessoa não desenvolva a Aids”.

SERVIÇO

SAE/CTA: Travessa Santa Teresinha, s/n, entre a Avenida Antônio Maia e a Rua 5 de Abril, na Marabá Pioneira

Horário: Segunda a sexta-feira, 7h às 17h.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews