PEDAL DA ESPERANÇA ABRE O OUTUBRO ROSA EM MARABÁ

Com a participação de dezenas de ciclistas o Grupo de Apoio Esperança abriu, em Marabá, na manhã de ontem, domingo, 3, com o Pedal da Esperança, os eventos alusivos ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama,

Aparecida Ferreira, coordenadora do Grupo, disse que o passeio ciclístico é uma forma de despertar a sociedade sobre o quanto é importante a prevenção. “A chance da cura é muito maior”.

Ela informou que são vários pedais (passeios) este ano, para os quais o grupo está tendo o apoio da comunidade e das autoridades. “Este ano ainda temos programadas palestras em empresas, igrejas e postos de saúde. O encerramento será com um grande piquenique que realizamos todos os anos”, anunciou Aparecida.

A coordenadora do Grupo Esperança lamenta que em Marabá ainda não exista uma Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). “Infelizmente, hoje ainda estamos na mesma peleja, quando alguém é diagnosticado, tem de ir para Belém, Tucuruí ou Barretos. Esperamos que em breve possamos ter o tratamento em nossa cidade”.

Estado é condenado a instalar Unacon em Marabá

No dia 23 de setembro passado, a juíza de Direito Titular da 3ª Vara Cível e Empresarial de Marabá, Aline Cristina Breia Martins, julgou procedente Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), contra o Estado do Pará e o município de Marabá, e condenou o Estado a criar uma Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) na cidade de Marabá.

Em suas alegações, o MPE argumenta que argumenta que a instalação da Unacon está prevista no planejamento do Estado e, apesar disso, nunca aconteceu embora muitas pessoas no município aguardem e outras já tenham morrido pela falta da unidade em questão. “Por conta de afetar o mínimo existencial de uma coletividade de pessoas, é cabida a intervenção do Judiciário no caso em questão, conduzindo a política pública de saúde demandada”.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews