De acordo com o informe da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), foram confirmados casos da variante do Covid-19 denominada Gama, nos municípios de Marabá e Canaã dos Carajás. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a variante possui potencial duas vezes maior para transmissão e letalidade e reinfecção. O mesmo estudo do MS indica que a vacinação auxilia contra infecções e efeitos mais mais graves da doença. A Sespa também informou que foi identificada a variante Delta no município de Rondon do Pará.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta a população que mantenha o uso de máscaras e tenha atenção aos prazos de vacinação da segunda dose e reforço. Tais medidas de segurança ajudam a evitar novas infecções. Nesta sexta-feira (22), o município anunciou a ampliação dos locais e horários de vacinação, na zona urbana de Canaã dos Carajás.
A principal preocupação em relação à variante delta é ela ser mais transmissível do que as cepas anteriores. Além disso, a baixa cobertura vacinal e a flexibilização das medidas de isolamento favorecem sua propagação.
A cepa já é predominante em pelo menos 25 países, segundo dados do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford. E a OMS já alerta que a variante será dominante em todo o planeta.