Segundo os dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde, Sespa, cerca de 65,61% dos marabaenses já tomaram os dois ciclos da vacina contra a Covid-19. De um total estimado de 222.280 marabaenses que precisam ser vacinados, e de um total de 336.605 doses de vacinas enviadas para Marabá pela Sespa, 163.844 já tomaram a primeira dose, 56.350 tomaram a segunda, e 642 a terceira.
Pela contagem do vacinômetro da secretaria municipal de saúde de Marabá divulgado no dia 4 de novembro, cerca de 80% da população está vacinada com a primeira dose, mas esse número cai pela metade com a segunda dose. Até o dia 3, eram 161.830 vacinados com a primeira dose e 76.485 vacinados com a segunda dose. Também já há 2.114 pessoas que tomaram as três doses.
Mesmo com alguma alteração nos parâmetros e avanço na aplicação da primeira dose da vacina, mesmo assim o número de aplicação da segunda dose do imunizante ainda está longe de ser a meta ideal, o que pode estar contribuindo para o grande número de pessoas contaminadas com a Covid-19, aumentando a procura por atendimento no Hospital Municipal de Marabá.
No boletim divulgado nesta quarta (24) já foram confirmados 20.240 casos de Covid-19 e 465 óbitos.
O secretário municipal de saúde de Marabá, Valmir Silva Moura, destaca que o aumento atual dos casos de covid no município, já aconteceu no ano passado também e ele acredita que o período de transição do período quente e seco para o período chuvoso tem contribuído para o aumento dos casos de síndromes gripais. “No mesmo período do ano passado tivemos esse aumento, deu essa aumentada e não é uma causa estabelecida mas devemos nos preocupar com isso”, salientou.
Por isso ele ainda recomenda a população a manter os cuidados. “Pedimos a própria população que seja consciente nessa situação, nesse momento, a pandemia nunca passou”, declarou.
O secretário ainda salientou a importância da população procurar os postos de vacinação para se imunizar. “Tem muita gente que não vacinou, não tomou nem a primeira dose, tem gente que tomou a primeira mas não tomou a segunda, temos essa baixo índice da segunda dose não só em Marabá e isso tem causado preocupação”, declarou.
“Tome os cuidados, obedeça os protocolos, continuem a usar a máscara, tome todos os cuidados necessários para combater o Covid-19 que ainda não acabou”, reforçou o secretário de saúde de Marabá.
FESTAS E EVENTOS
Falando a respeito dos shows e eventos que recentemente aconteceram em Marabá, o secretário reforçou que apesar de o município ter liberado esses eventos por meio de decreto, é importante o cidadão analisar pessoalmente se há mesmo a necessidade nesse momento de se procurar um local de grande aglomeração. “Eu tenho certeza que ainda temos a pandemia, já tomei todas as minhas doses de vacina, mas eu me resguardo o máximo possível como também sempre estou orientando a minha família a se resguardar”, declarou.
“A gente precisa ter essa consciência, evitar aglomeração e se necessário até mesmo evitar de ir nessas festas e tenha certeza que em meio a um público muito grande, tem gente infectada, e uma pessoa infectada pode passar para muitas pessoas”, salientou. (Com apoio de Elionenay Brasil, da RBATV)
Dol Carajás