DEZEMBRO VERMELHO: Secretaria de Saúde por meio do CTA promovem diversas ações prevenção combate ao HIV

Dia Mundial de Combate à AIDS internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

É um de 8 dias relacionados com a saúde celebrados a nível global (Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial do Dador de Órgãos, Dia Mundial da Imunização, Dia Mundial da Tuberculose, Dia Mundial sem Tabaco, Dia Mundial da Malária e Dia Mundial contra as Hepatites). A entidade responsável é a Organização Mundial de Saúde.

Em função da data, durante todo este mês ocorrem em Marabá programações desenvolvidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.

CORRIDA

Com o tema “HIV/Aids: atenção, cuidado e proteção”, o Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) visa chamar atenção da população para a campanha Dezembro Vermelho 2021. A programação oficial inicia, no próximo dia 04 (sábado), com o 2º passeio ciclístico e deve se estender até o dia 19 com ações itinerantes pela cidade.

Para fazer a inscrição na corrida clique aqui.

Katiane Chaves, diretora do SAE/CTA, explica que o passeio ciclístico terá saída às 06h30 da manhã, de frente à Praça da Prefeitura, Nova Marabá, rumo à Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, onde haverá apresentação da banda Casa da Cultura, ginástica para mulheres, testagem rápida, distribuição de preservativo e orientação em relação à atenção, cuidado e proteção contra o HIV, Aids e outras IST’s (infecções sexualmente transmissíveis). A programação do dia finaliza com um café da manhã.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews