Equatorial dá dicas para economizar energia com bombas de poço artesiano

Para evitar desperdícios no uso do equipamento, a empresa dá algumas orientações para o consumidor economizar energias  

Algumas famílias no estado do Pará preferem a utilizar poços artesianos para armazenar água para as residências e fazem isso com uso de motobombas para ajudar na captação. Mas o uso do artifício de maneira excessiva e incorreta pode gerar um consumo alto de energia elétrica. São necessários alguns critérios e até mesmo cuidados para que o procedimento não cause impacto negativo no orçamento doméstico. 

De acordo com o gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Pará, Danilo Almeida, o uso das bombas deve ser muito bem estudado para que não ocorram desperdícios de energia. “É importante verificar o correto dimensionamento da bomba. Ela não pode ter uma potência abaixo ou acima do desejado, para isto deve-se consultar um profissional capacitado”, alertou. 

 

Outras orientações da Equatorial Pará que devem ajudar na economia da conta de energia com poços artesianos 

 

• Dimensionar a motobomba de forma adequada para a vazão e a altura necessárias em cada aplicação;  

• Usar as tubulações com diâmetros de sucção adequados;  

• Verificar se a alimentação elétrica do motor está de acordo as especificações do fabricante;  

• Verificar a tubulação de sucção, eliminando a entrada de ar na sucção para evitar a cavitação da bomba d’água, que certamente reduzirá o rendimento volumétrico;  

• Eliminar qualquer vazamento nas tubulações e nas juntas;  

• Sempre utilizar a motobomba com o registro totalmente aberto;  

• Evite controlar a vazão por meio do registro;  

• É prudente evitar acionar a bomba em horário de pico que fica entre 18h30 e 21h30 para evitar sobrecarga da rede e de transformadores.  

 

Bombas com boia de acionamento 

 

Em algumas residências são utilizadas bombas com boia, cujo acionamento é automático e ocorre de acordo com a baixa de nível de água nas caixas d’água. Mas de acordo com Danilo, é importante ter cuidado com esse dispositivo. “O ideal é sempre acionar a bomba quando o nível da água estiver no mínimo até que se encha por completo a caixa d’água, evitando acionamentos curtos e repetitivos durante o dia, isso faz com que o motor trabalhe mais e, por consequência, consuma mais energia”, finaliza o gerente. 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews