O governador do Estado Helder Barbalho assinará, nesta quarta-feira (23), a Ordem de Serviço para início das obras de duplicação de um trecho de cinco quilômetros da BR-222, em Marabá, no sudeste do Pará.
A obra compreende o fim da ponte rodoferroviária sobre o rio Tocantins, até à BR-153/230, uma antiga reivindicação dos moradores da região, que sofrem com os congestionamento da rodovia em Marabá.
Para executar a obra em uma estrada federal, o Governo do Estado firmou convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para ter a cessão deste trecho.
A duplicação do trecho da BR-222 vai facilitar a mobilidade urbana de quem precisa se deslocar para a saída da cidade com destino a capital do Estado, Belém, e acessar pontos como, o Centro de Convenções da cidade, chegar mais rápido ao Hospital Regional, entre outros lugares.
A obra será executada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), e envolve recursos do Tesouro Estadual. Será uma obra completa, com sistema de drenagem de águas pluviais, acostamento, asfaltamento.
Além disso, com o objetivo de desafogar o tráfego na entrada e saída de Marabá, o Governo do Estado também firmou convênio com a Prefeitura do Município para garantir a construção da 3ª ponte sobre o rio Itacaiúnas, que tem 518,5 metros de extensão. O município de Marabá tem a terceira maior frota de carros do Estado, formada por quase 35 mil veículos trafegando por dia.