Moradores de Marabá, Palestina do Pará, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia precisam completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Nas quatro cidades da região de Carajás o índice de vacinados com duas doses está abaixo de 40%. Em Marabá, menos de 1% dos moradores tomaram a dose de reforço, estratégia importante para manter a proteção. A maioria dos casos graves e hospitalizações ocorre entre pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto.
Os dados são do vacinômetro da Secretaria de Saúde do Estado – Sespa. De acordo com o relatório, já foram entregues 391.487 doses para Marabá. Destes, 173.843 tomaram a primeira dose, 91.837 tomaram a segunda e 9.163 tomaram a terceira. No geral foram 274.844 doses aplicadas, ou 35,64% da população.
Frente ao avanço da variante Omicron do coronavírus, o ministro da saúde Marcelo Queiroga diz que a vacinação é um meio de amenizar casos graves sem a necessidade de hospitalizações. “O Brasil tem ainda alguns estados em que a vacinação não chegou aos níveis desejados. ”
Quem tomou a segunda dose há mais de quatro meses, deve procurar os postos para a aplicação da dose de reforço. A estratégia ajuda a manter os anticorpos em níveis suficientes para combater a Covid-19.
Crianças e Jovens
Atualmente crianças entre 5 e 11 anos já podem tomar a primeira dose da vacina. Para elas, é administrada uma dosagem diferenciada da Pfizer. Quem tem entre 6 e 11 anos também pode tomar a CoronaVac. Cada localidade tem uma estratégia específica de vacinação. É importante conferir as informações no site da secretaria de saúde municipal.
Adolescentes entre 12 e 17 anos recebem o imunizante da Pfizer. É necessário ficar atento à data marcada no cartão de vacinação para não perder a data da segunda dose.