Profissionais de apoio de Marabá receberão abono salarial

O recurso extra é no valor de um salário mínimo que deve ser pago no próximo mês de março

Os vereadores da Câmara Municipal de Marabá (CMM) aprovaram na quarta-feira (16) projeto de lei do Poder Executivo que dá direito a um abono salarial aos profissionais de apoio da Educação do município.

Terão direito ao recurso os agentes de portaria, merendeiras, serventes, entre outros profissionais. O abono salarial é oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que não foi aplicado. O recurso é de um salário mínimo (R$1.212) e será pago em conta única aos servidores.

“Esse projeto foi encaminhado no período de recesso, claro que é fruto da força da organização dos trabalhadores da educação. O Sintepp organizou o movimento, fizeram algumas manifestações pacíficas reivindicando esse direito e nesse percurso vários municípios do Brasil fizeram esse projeto de lei para bonificar esses trabalhadores, que merecem todo nosso respeito e consideração”, explicou o vereador Ilker Moraes (MDB).

O parlamentar afirma ainda que o projeto foi para sanção do prefeito Tião Miranda para posterior publicação no diário oficial. “A gente acredita que se não sair com a folha de pagamento de fevereiro, deve sair até meados de março em uma folha de pagamento extra”, informou o vereador.

Professores  

Os professores também estão lutando para ter direito ao abono salarial. Nesta sexta-feira (18), os servidores das escolas da rede municipal paralisaram as atividades para manifestar em frente a Secretaria Municipal de Viações e Obras Públicas (Sevop). Caso não haja avanço nas negociações com a prefeitura, será deflagrada greve na próxima segunda-feira (21), no município.

Autor: Alessandra Gonçalves : Portal Dol  Carajás

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews