Escolas, quadras, praças, postos de saúde, pontes, abrigos, etc. Obras atingem todos os setores.
Sevop: Investimentos em infraestrutura atingem todas as áreas e núcleos
Escolas, quadras, praças, postos de saúde, pontes, abrigos, etc. Obras atingem todos os setores.
O cronograma de obras executadas pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop) segue a todo vapor com diversas frentes de serviços e estágios. De acordo com a secretaria, obras de terraplanagem por enquanto estão suspensas por causa do período chuvoso. Além disso, a cheia recente dos rios também paralisou as obras nas orlas da Marabá Pioneira e Amapá que já estão sendo retomadas
No entanto, outras obras, principalmente de construção civil seguem e já estão em fase de conclusão como a Praça do KM7 e a ampliação da escola Evandro Viana, no núcleo São Félix.
“O ginásio da Folha 16 caminha muito bem, já vamos entrar na fase do piso e nos próximos meses deve ser terminado. A casa do idoso, que fica na Cidade Nova, também já está nos últimos arremates. O posto de saúde da Vila Três Poderes, o colégio Pedro Marinho em Brejo do Meio também”, ressalta o Secretário de Obras de Marabá, Fábio Moreira.
Entre as obras que estão iniciando está a construção de uma escola no residencial Cidade Jardim. A obra é uma demanda antiga devido ao aumento da comunidade local. A escola será de grande porte com capacidade de atender estudantes do residencial e das adjacências.
“Nossas obras não param. Todo dia estamos fazendo novos projetos, novos orçamentos e licitações. Então, sempre temos obras em todo tipo de estágio. Já temos obras novas sendo licitadas e estamos fechando alguns pacotes, principalmente de pavimentação, para quando chegar o verão podermos dar um start”, reitera o secretário.
Na área de esporte e lazer, além do ginásio da Folha 16 que avança na revitalização, o estádio do KM 8 já está na fase de recebimento da grama após a irrigação.
Na área da cultura, o Cine Teatro, na Folha 16, já ultrapassou a marca de 70% das obras concluídas. A SEVOP espera que ainda esse ano toda a parte de construção civil seja entregue para que a Casa da Cultura possa equipá-lo e ser inaugurado em 2023.
Apesar dos esforços da gestão para que as obras ocorram dentro da normalidade, Fábio Moreira explica que há situações em que surgem problemas e as obras precisam ser relicitadas como aconteceu com a revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Bico Doce, no São Félix, que passou por novo processo de licitação e foi entregue à comunidade.
“Sempre temos obras iniciando, obras no meio, e tem obras, às vezes, que dão problemas e precisamos reavaliar. Às vezes a empresa desiste e temos que relicitar, aí demoram um pouco mais. O próprio terminal de integração é uma delas. Nós estamos nos preparando para poder relicitar essa obra para que esse ano ainda a gente consiga dar uma conclusão para essa obra que a cidade precisa. Tivemos problemas durante a execução, agora estamos retomando e vamos concluir”, ressalta o Secretário.
Na zona rural, a Sevop já finalizou a construção do laticínio na Vila Sororó, que irá aumentar a produção de leite na região e atender cerca de 120 produtores rurais. Agora, a Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (SEAGRI) está cuidando dos últimos detalhes do convênio para entregar o empreendimento à comunidade.
Para o primeiro semestre de 2022, a Sevop entregou a pista de caminhada do Novo Progresso e ainda tem previsão de entregar a escola Albertina Moreira, na Folha 6, a escola Salomé Carvalho, na Folha 16, e a cobertura da quadra da escola Darcy Ribeiro, no bairro Liberdade.
Em relação à nova ponte, que ligará os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá, o secretário informa que a Sevop receberá o projeto da empresa contratada para poder fazer a licitação e iniciar as obras.
“O importante é não parar. Nós não temos obras paradas. Não paramos de licitar, não paramos de fazer projetos. Conforme vamos entregando as obras, também vamos iniciando novas”, conclui o Secretário Fábio Moreira.