OS educadores haviam deflagrado greve na rede municipal de ensino na última segunda-feira (21). Eles alegavam não estar havendo diálogo com a prefeitura e tinham 20 pontos de pauta.
Entre as reivindicações: Piso Magistério 2022; Retroativo do Piso de 2016; Reajuste do Vale Alimentação e Reajuste dos Auxiliares de Secretaria.
Segundo Joyce Rebelo, coordenadora do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará), em Marabá, as aulas devem retornar na quinta-feira (3), com exceção dos estabelecimentos de ensino em que ocorrerá formação pedagógica.
Na manhã de sexta-feira (25), representantes do Sintepp se reuniram com o prefeito Tião Miranda; o vice-prefeito, Luciano Dias e a secretária de Educação, Marisa Leite.
Também ficou acordado que, no início de maio, as partes voltam a se reunir para debater a integralização do piso salarial ao reajuste de 33,24% para os professores da educação básica determinado pelo Governo Federal no último dia 4 de fevereiro, em portaria assinada pelo presidente da república, assegurando o retroativo a partir do dia 01 de janeiro de 2022.