Com a finalidade de abastecer o estoque de sangue dos serviços de coleta de sangue de Belém e de unidades do interior do Estado, a Fundação Hemopa informa o funcionamento deste sábado, 12.
Belém- Hemopa mantém funcionamento normal aos sábados, na sede do hemocentro paraense, na Batista Campos; e na Unidade de Coleta Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole de 7h30 às 17h.
No Hemocentro Regional Castanhal, o expediente para coleta de sangue será 7h às 13h. No Hemocentro Regional de Marabá, 7h às 17h. No Hemopa Tucuruí, também de 7h às 17h. Em Capanema, o Hemopa local vai abrir de 8h às 14h. No hemocentro de Redenção, o funcionamento será de 7h às 13h.
A Gerência de Captação de Doadores (Gecad) ressalta que o atendimento tranfusional das demandas da rede hospitalar do
Pará é ininterrupto.
A doação de sangue é rápida e simples. Uma bolsa doada pode beneficiar até quatro pacientes na rede hospitalar.
Para doar sangue , os voluntários precisam seguir os critérios básicos:
– Ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
– Estar bem alimentado;
– Pesar mais de 50 kg;
– Estar em boas condições de saúde.
No momento do cadastro é obrigatório
apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH), passaporte ou carteira de trabalho).
Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato. Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já as demais vacinas basta esperar sete dias após cada dose.
É necessário ficar atento também para os sintomas gripais. Quem apresentou qualquer sintoma, deve esperar 15 dias após o fim dos sintomas, se tiver o teste de comprovação que não é Covid-19. Caso não tenha o teste de Covid, deve esperar 30 dias após os sintomas gripais.