Após campanhas de doação de sague, no Pará, no último sábado, 9, mais de 2.980 pessoas estão sendo beneficiadas. A campanha ocorreu em Belém e outros municípios.
A disponibilidade dos serviços no final de semana vem sendo mais frequente entre as 11 unidades de coleta de sangue da Fundação Hemopa, com o objetivo de reforçar o estoque técnico de sangue e estimular o ato solidário em antigos e novos doadores.
Em Belém, a coleta de sangue funciona normalmente aos sábados, na sede da Fundação Hemopa e na Unidade de Coleta Castanheira, das 07h30 às 17 h. No último sábado, 8, foram registrados 313 comparecimentos de voluntários, que resultaram em 238 doações de sangue.
No Hemocentro Regional de Castanhal o dia de coleta de sangue teve a parceria da Caravana Solidária, com voluntários do município de Tomé-Açu, a mais de 190 km da sede municipal de Castanhal; de integrantes da Igreja Adventista do 7º Dia e do Grupo Kairós, somando 120 comparecimentos e 102 doações de sangue.
O Hemocentro Regional de Marabá realizou campanha externa no município de Jacundá, também na região Sudeste, a cerca de 110 km de Marabá. A campanha contou com a participação de 201 voluntários, e resultou na coleta de 159 bolsas de sangue. A ação contou com as parcerias da Prefeitura Municipal de Jacundá, Secretaria Municipal de Saúde, Igreja Adventista do 7º Dia e da comunidade local.
O Hemonúcleo de Redenção (Henre) realizou a campanha com Caravanas Solidárias do município de Pau D’Arco, na região Sul, e com alunos da Polícia Militar de Conceição do Araguaia. Foram registrados 33 comparecimentos e 31 coletas.
O Hemocentro Regional de Santarém também contou com apoio de militares na campanha externa, que contou com 119 voluntários e 105 bolsas coletadas no 15° BPM, em Itaituba, município do Sudoeste.
Já o Hemonúcleo de Capanema (Henca), reuniu na campanha 47 participantes da comunidade local, e coletou 35 bolsas de sangue.
Com informações da Agência Pará