Quatro personalidades indígenas que você precisa conhecer

Nesta terça-feira, 19, é celebrado o dia do Índio. Esta data criada pelo ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540 de 1943.

Esta data é considerada um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores. Por isso, separamos quatro representantes indígenas que você precisa conhecer. Confira:

Música

Cantora Katú Mirim

É uma rapper, cantora, compositora, atriz e ativista da causa indígena. Katú Mirim é reconhecida por suas letras, que através do rap/rock reconta a história da colonização pela ótica indígena, através do rap ela fala das suas vivencias, identidade, gênero e orientação sexual. E por levantar questões, até então pouco discutidas no cenário musical atual, como indígenas em contexto urbano, o resgate da ancestralidade, o uso indiscriminado da cultura indígena e a forma como são tratados os indígenas no Brasil.

Teatro

Ator Abraão Mazuruna

Manauara e indígena da aldeia 31, localizada no rio Solimões, já atuou na TV Globo interpretando o personagem Raoni, na série Aruanas e que está disponível no Globoplay.

Literatura

Abraão Mazuruna

É um escritor e professor brasileiro. Pertence à etnia indígena Munduruku. Graduou-se em filosofia, história e psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Fez mestrado e doutorado em educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É diretor-presidente do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais. É autor de 54 obras, sendo a maioria classificada como literatura infanto-juvenil.

Futebol

Gavião Kyikatejê Futebol Clube

O Gavião Kyikatejê Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Bom Jesus do Tocantins. Tem como principal característica sua raiz indígena, com destaque em ser o primeiro time de um povo tradicional a disputar a divisão principal de um estadual, no ano de 2014. Anteriormente formado totalmente por indígenas, atualmente é um time misto.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews