Turismo: Marabá, segunda cidade mais visitada do estado em 2021

De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro de 2022 divulgado pelo Ministério do Turismo, Marabá recebeu em 2021 mais de 358 mil visitantes nacionais e 3.600 visitantes internacionais, gerando mais de 1 milhão e 700 mil reais em impostos federais, tornando-se a segunda cidade mais visitada no estado, atrás apenas da capital, Belém.

Com esses dados, Marabá segue com a “Classe B” entre as cidades que fazem parte do Mapa Turístico. Essa classificação denota que o município possui infraestrutura hoteleira e de modais de transporte capazes de atender ao público que vem de fora.

Segundo Isis Mourão, coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o resultado promissor revela desafios que precisam ser enfrentados, como transformar esse potencial de visitação em turismo. “Esses números fazem com que Marabá tenha importância de fluxo de visitantes. Nós precisamos transformar esses visitantes em turistas. A cidade é um portal de Carajás. As pessoas que visitam Marabá precisam usufruir dos atrativos da cidade”, explica.

Entre as principais ações que a Semtur pretende levar adiante, no fomento ao turismo no município, estão os incentivos às agências de turismo com rotas e pacotes que atendam à cidade.

Marabá é reconhecida principalmente por ter um turismo de negócios, ser um polo de eventos e convenções relacionadas ao mundo corporativo. Junta-se a isso o fato da alta rotatividade de pessoas que vem à cidade para trabalhar e estudar num intenso movimento de chegadas e partidas.

A coordenadora da Semtur destaca alguns pontos atrativos da cidade: “Nós temos o privilégio de ter dois rios e temos que transformar isso em esportes, passeios. Temos o Parque Zoobotânico. Temos nossa cultura, danças, gastronomia e precisamos trabalhar para fazer o visitante ter opções de caminhadas, trilhas, passeios.”, ressalta Isis Mourão.

Coordenadora da Semtur, Ísis Mourão, fala sobre potencial turístico de Marabá

Outros pontos que podem ser mencionados são o Mirante da Orla e a orla do bairro Amapá que serão inaugurados nos próximos meses, Praias do Tucunaré e Geladinho, assim como inúmeras praças espalhadas por todos os núcleos da cidade.

Todas as iniciativas de estímulo ao setor turístico já estão sendo discutidas junto ao Conselho Municipal de Turismo. a fim de divulgar a cidade. A Semtur sempre busca participar de feiras para divulgar o turismo de Marabá e região, como a 10 ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) que acontecerá em Belém entre os dias 5 e 8 de maio e contará com estande da secretaria apresentando a cidade ao público.

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews