DMTU: 2ª Corrida Maio Amarelo leva 350 atletas às ruas

Na manhã de domingo (29), aconteceu a 2ª Corrida Maio Amarelo, organizada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). O evento, que tem como temática o Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, contou com mais de 350 atletas inscritos que percorreram um trajeto de 5 km, no núcleo Nova Marabá.

A organização entregou medalha a todos os participantes e premiou os primeiros colocados das categorias masculino, feminino e funcionários do Departamento de Trânsito.

 

 

Entre os atletas masculinos, o vencedor foi Athos Rocha Dias, 20 anos, natural da cidade de Itupiranga. Ele corre há dois anos e conta que treinou por duas semanas para a corrida. O campeão deixa um recado.

 

1º lugar masculino: Atleta Athos Rocha Dias

“Eu falo para o pessoal, principalmente dos carros, ter cuidado com o corredor, pedestre que está caminhando, correndo também, ter muita atenção na hora que ver o corredor, ficar um pouco longe e prestar atenção. Também os motoqueiros, que de vez em quando dão umas raspada. É preciso ter muito cuidado com a gente que está correndo e com eles também”, ressalta o primeiro colocado.

Já entre as mulheres, a grande vencedora foi Welina Barroso, professora de atletismo, 28 anos. Ela faz parte do grupo de corrida Mania de Correr há sete anos e compartilha seu amor pela prática esportiva.

 

1º lugar feminino: Welina Barroso

“Eu falo que a corrida de rua é como se fosse uma terapia para gente, independente de pódio. Meu próximo objetivo é explanar o atletismo, uma paixão, uma terapia, não só para mim mas para os meus alunos e incentivá-lo à prática esportiva como uma ação social para o crescimento”, destaca a campeã.

Ela ainda reitera a importância do tema da corrida e deixa um recado a todos os públicos que fazem parte do trânsito. “Que as pessoas possam ter mais consciência, não só motociclistas, mas quem dirige carro, ciclistas e quem corre também. É preciso ter essa consciência, atenção”.

De acordo com a avaliação do diretor do DMTU, Jocenilson Souza, a segunda edição da corrida mostrou-se maior que a primeira, o que demonstra aumento do interesse na participação.

 

Diretor do DMTU, Jocenilson Souzafala da importância da prática esportiva que também ajuda as famílias carentes através da doação de alimentos

 

O diretor ressalta que um dos objetivos da corrida é a realização de uma ação social. “Tem o objetivo de associar a prática esportiva a uma ação social. Todos os alimentos arrecadados das inscrições serão destinados a famílias carentes cadastradas pelo DMTU. O nosso objetivo é associar a prática do esporte a essa ação social para fechar o movimento Maio Amarelo com chave de ouro”, observa.

Ao todo, o percurso da corrida foi de cinco quilômetros com largada e chegada na praça do Paço Municipal. Durante o trajeto, agentes do DMTU estiveram presentes para organizar os desvios de trânsito. Além disso, também foram disponibilizados dois pontos de distribuição de água aos atletas.

O departamento também distribuiu frutas, sucos e bolachas como lanche tanto na concentração quanto na dispersão dos corredores.

Martim Santana é prova de que nunca é tarde para começar a praticar um esporte. Aos 64 anos, há apenas quatro começou a prática esportiva. Ele faz parte de um grupo que treina diariamente em percursos de até 10km e conta que já participou de duas meia maratonas. Um dos motivos que o levou à corrida foi a saúde. “Corrida para mim é saúde. É importante porque eu tenho problema de diabetes, minha PA (pressão arterial) é alta. Então é isso que controla minha PA, minha diabetes. Para minha saúde, né?”, pontua.

Martim Santana, 64 anos, explica que treina diariamente e as corridas o ajudam a controlar diabetes e pressão arterial

Em relação aos alimentos arrecadados, forma certa de uma tonelada e meia, reforçando o caráter social da corrida.

Para o Coordenador de Educação para o Trânsito do DMTU, Rogério Matias, aliar a disciplina do esporte a um tema tão importante como a segurança no trânsito é a chave de um evento como esse. “Para o esporte é necessário a disciplina; disciplina necessária no trânsito para um bom condutor, para um bom ciclista, para um bom pedestre. Então, o que nós estamos fazendo? Aliando essa disciplina do esporte à educação para o trânsito; disciplina tão necessária no trânsito”, analisa o coordenador.

 

Rogério MatiasCoord. de Educação para o Trânsito do DMTU

A corrida também premiou os primeiros colocados entre os funcionários do departamento.

Na categoria feminina, a vencedora foi Maria Luiza Carvalho, de 19 anos, estagiária do setor administrativo do DMTU.

“É gratificante demais. Eu estou muito honrada de ter chegado em 1º lugar. O Maio Amarelo é uma campanha super importante. Infelizmente, o Brasil está em quinto lugar em acidentes de trânsito e atrelado ao esporte, a gente pode persistir nessa disciplina que é permanecer e obedecer às leis de trânsito. Assim a gente consegue diminuir os acidentes de trânsito. Eu trabalho no DMTU, então a gente vê muita coisa. Então, é sobre isso. É correr atrás, para a gente se tornar um país mais seguro nesse sentido”.

Maria Luiza Carvalho, estagiária do DMTU, conquistou o 1º lugar feminino – Categoria Servidores do Departamento

Na categoria masculina, o vencedor, entre os funcionários do DMTU, foi Moisés Arruda, que é agente do departamento há 18 anos. “É muito importante a gente comemorar o mês do Maio Amarelo, que faz parte de uma campanha nacional em que os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito fazem diversas ações para diminuir os índices de acidentes. É uma satisfação muito grande estar representando o órgão”.

Moisés Arruda, ficou em 1º lugar masculino – Categoria Servidores do DMTU

A corrida contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel). O titular da pasta, Thyago Ferraz, esteve presente e falou sobre a importância do evento. “A gente vê o envolvimento da comunidade com a campanha e na prática de esporte, o que deixa a gente muito alegre. É sempre muito bom que toda atividade física que é colocada para a comunidade, a comunidade tem abraçado. Isso torna Marabá uma cidade mais saudável, uma cidade com menos probabilidade de pessoas irem aos hospitais com problemas psicológicos também. Isso é muito bom e alegra a gente da Secretaria de Esporte e da prefeitura como um todo”.

Thyago Ferraz, Secretário da Semel

O secretário ainda dá um spoiler sobre as próximas atividades do calendário esportivo do município. “A Semel já está organizando, está em fase de planejamento, os Jogos de Verão. Então, lá na Praia do Tucunaré, no mês de julho, vai ter muita brincadeira boa, muita competição e acredito que vai ser muito positivo para a gente também”, garante.

 

Galeria:

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews