Investigados são responsáveis pelo comércio de armas na região de Marabá e Tucuruí. Documentos foram apreendidos e investigação segue em andamento.
Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (25) pela Polícia Federal no Pará cumpre mandados de busca e apreensão em Tucuruí e Marabá, sudeste do estado.
A Operação Laverna investiga pessoas responsáveis pelo comércio de armas na região por suspeitas de fraudes na emissão de laudos para porte de armas.
“A investigação apura a prática de crimes de associação criminosa e de falsidade ideológica na elaboração de laudos psicológicos falsos para inserção no sistema da Polícia Federal (SINARM), que regula a aquisição, porte, renovação e transferência de arma de fogo”, detalhou a PF em nota.
Documentos e mídias foram apreendidos e a investigação segue em andamento também para saber se mais documentos para requerimentos podem ter sido falsificados. Não houve prisão, nem apreensão de armas, segundo a PF.
A polícia não informou quantas pessoas são investigadas, há quanto tempo agiam, nem quantas pessoas teriam falsificado laudos para aquisição de armas.
“O nome da operação faz alusão à deusa romana dos ladrões, trapaceiros e do mundo inferior”, disse a PF. Se comprovado os crimes, podem pegar de dois a seis anos de prisão e multa.