SMS: Para ampliar cobertura vacinal contra gripe e sarampo, postos atenderam em horário noturno

Com o intuito de ampliar a cobertura vacinal contra a gripe e sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) estendeu horários de atendimento para imunização em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 18h às 22h.

O comerciante José Alves, 64 anos, soube pelo rádio do horário especial de vacinação. Ele aproveitou que estava por perto e se dirigiu à UBS Jaime Pinto, no bairro Belo Horizonte, para ser vacinado contra a gripe. “Eu vim atrás da saúde, até pela idade que tenho, tem que se precaver, cuidar mais. Convido a todos que procurem o posto de saúde e se vacinem, que é para o seu próprio bem”, pontua.

 

José Alves, comerciante

A nova vacina da Influenza (gripe) já contempla novas variantes do vírus da gripe, por isso é importante que os públicos-alvo sejam imunizados. Em relação à esta vacina, a SMS prioriza, nesse momento da campanha, crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, professores, profissionais de saúde, caminhoneiros, integrantes das forças armadas, policiais, bombeiros, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência.

Em relação à vacina tríplice viral, que inclui o sarampo, o público-alvo é composto por crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos e profissionais de saúde. “Hoje a vacinação do sarampo é uma meta que a gente quer alcançar no município e no Pará para a gente voltar a ser creditado na nossa região (em relação à cobertura vacinal)”, ressalta o coordenador de imunização da SMS, Fernando Silva.

 

Fernando Gomes, coord. de imunização

A meta da SMS é vacinar mais de 60 mil pessoas contra a gripe e cerca de 26 mil pessoas contra o sarampo na fase atual da campanha.

“Durante o dia a gente sabe que tem uma busca, mas aí muita gente, devido ao trabalho, devido a muitas vezes a criança estar na creche ou os pais não terem condição. Então a secretaria de saúde optou por fazer essa estratégia para alcançar o número possível de pessoas vacinadas”, ressalta a técnica de enfermagem Silvia Miranda, que atua na UBS Jaime Pinto.

 

Silvia Miranda, técnica de enfermagem

Outra pessoa que aproveitou o horário foi a auxiliar administrativo Laiana Brito, que levou a filha Olívia, 4 anos, para ser imunizada com as duas vacinas. “Eu achei muito importante para as mães que trabalham, para as pessoas que não têm oportunidade de vir no horário normal [8 às 17 horas]. Esse horário é muito bom porque cheguei em casa, dei um banho, tive toda essa comodidade de vir ao posto trazer minha filha com calma. Achei muito importante esse plantão que estão fazendo. Meu sentimento é de que ela vai ficar bem, que ela vai estar imunizada, que todas as mães de conscientizem e tragam seus filhos para se imunizarem também”, destaca.

Já a pequena Olívia, apesar de aparentar nervosismo antes da vacina, não chorou na hora de enfrentar a agulha. “Boa”, disse ela sobre a vacina, e “nada” sobre não ter sentido dor.

 

 

A vacinação contra gripe e sarampo continua nos postos de saúde do município, de 8 às 17 horas.

 

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews