Julho Amarelo: SAE/CTA realiza capacitação aos profissionais de estética sobre biossegurança de materiais

Na manhã desta quinta-feira, 28, o Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento de Marabá (SAE/CTA) realizou palestra voltada para tatuadores, manicures, podólogos e profissionais da estética sobre os procedimentos de biossegurança com materiais. A programação ocorreu no auditório de uma universidade particular, como parte da programação da Campanha Julho Amarelo de Combate às Hepatites Virais.

O evento contou com palestras sobre a campanha Julho Amarelo, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites no município e finalizou com palestra da farmacêutica Cristiane Moussallem, fiscal da Divisão de Vigilância Sanitária de Marabá (Divisa) sobre os cuidados que os profissionais citados devem ter com seus materiais de trabalho.

Na palestra, a fiscal buscou explicar aos profissionais os principais cuidados que devem ser tomados com materiais e procedimentos invasivos a fim de evitar a contaminação de doenças.

Para ela, os profissionais presentes demonstraram interesse ao tirarem dúvidas importantes sobre suas atividades.

“Foram normas de biossegurança a serem utilizadas no salão para prevenir doenças, principalmente as hepatites. Nós estamos no Julho Amarelo, que é o mês de prevenção da hepatite. Então, tem vários trabalhos que a prefeitura está fazendo em prol de orientar as pessoas falando da vacina, da prevenção e dando essa capacitação de biossegurança para os profissionais aplicarem diretamente nos estabelecimentos deles”, ressalta a farmacêutica Cristiane.

Farmacêutica Cristiane Moussallem ressalta a importância da capacitação de biossegurança para os profissionais aplicarem em seus estabelecimentos

Uma das pessoas que participou da programação foi a manicure e designer de unhas Gabriela Santos, que entrou há cerca de quatro meses para o ramo, após trabalhar como vendedora. Ela tirou dúvidas sobre como esterilizar os equipamentos de trabalho, evitar contaminações e o uso de equipamentos de proteção como touca, máscara e luvas.

Designer de unhas Gabriela Santos tirou dúvidas sobre esterilização dos equipamentos de trabalho e como evitar contaminações

“Isso aqui para mim foi muito importante porque como estou entrando num mercado novo, então eu precisava aprender mais para dar um melhor atendimento, uma qualidade, para não ter problemas no futuro. É muito importante para você entender se está fazendo o serviço bem feito, se você está trabalhando dentro das normas”, destaca.

Segundo Katiane Chaves, coordenadora do SAE/CTA, a campanha Julho Amarelo, que tem em 28 de julho o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, teve um saldo positivo.

Katiane Chaves, coordenadora do SAE/CTA, explica que as ações da campanha Julho Amarelo teve um alcance muito positivo e atingiu um grande público

Durante o mês, a campanha contou com ações itinerantes, programações em unidades básicas de saúde, além de ações na praia do Tucunaré com realização de testes, distribuição de preservativos e orientações.

“Com certeza a campanha Julho Amarelo do ano de 2022, que foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde através do SAE CTA de Marabá e parceiros, teve um alcance muito positivo. Nós conseguimos fazer uma distribuição no total de 10 mil preservativos, mais de mil testes de todas as IST’s, não especificamente sobre as hepatites, mas com foco, intensificando as ações de prevenção e diagnóstico das hepatites virais”, pontua a coordenadora.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews