A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás recebe, a partir do dia 30 de agosto, a exposição “Origens: Amazônia Cultivada”, que é itinerada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
A mostra reúne réplicas de fragmentos e peças, como urnas funerárias e vasilhas em miniaturas, utilizados no dia a dia pelas populações pré-históricas que habitaram a região de Carajás, no sudeste paraense.
A exposição ficará aberta à visitação pública, com entrada gratuita, até 30 de setembro. De Canaã, ela segue para o município de Parauapebas. A mostra tem a curadoria de Edithe Pereira e Cristiana Barreto.
Região de Carajás
Conhecida por abrigar a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, a região de Carajás também é um lugar importante para a Arqueologia. Os inúmeros sítios descobertos por lá ajudaram os arqueólogos a entender melhor a cultura e os costumes dos povos que estiveram em Carajás há mais de 10 mil anos.
Serviço
O quê? Exposição “Origens: Amazônia Cultivada”.
Quando? 30 de agosto a 30 de setembro, das 8h às 19h.
Onde? Hall de Exposições da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (Rua das Esmeraldas, número 141, Jardim das Palmeiras, Canaã dos Carajás).
Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
O espaço cultural foi criado e é mantido pela Vale e, agora, integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce e percussão tradicional paraense.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.