Recurso será utilizado pela entidade para aquisição de materiais no projeto, como bolas, uniformes, entre outros. Crédito Divulgação
A escolinha de esportes Associação Esportiva Ipê, no município de Itupiranga, no Pará, foi contemplada com o Fundo Social da cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA. O recurso será utilizado pela entidade para aquisição de materiais no projeto, como bolas, uniformes, apitos e cones, necessários para o treinamento dos jovens que fazem parte da escolinha. Além de uma ajuda de custo aos professores que fazem o trabalho voluntário no projeto ao longo do ano.
O Fundo Social tem o objetivo de apoiar entidades, atividades ou projetos que geram benefícios e melhorias às pessoas e às comunidades locais de sua área de atuação, que evidenciam as causas da Cidadania Corporativa do Sicredi: Cooperação, Educação e Desenvolvimento Local. Os projetos aprovados envolvem ações de assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade, projetos musicais, esportivos, ambientais, educativos e de combate à desigualdade social, fome e assistência básica.
Sem cobrar mensalidade, a Associação atende atualmente cerca de 250 crianças com idades entre oito e 17 anos que praticam futebol e vôlei. O coordenador do projeto, Avler Willer Santos da Silva, conta que o recurso disponibilizado pela cooperativa ajudará a manter o projeto e oferecer melhor estrutura aos jovens.
“Esse recurso liberado pela Sicredi Sudoeste MT/PA é de muita valia e grande ajuda para que possamos atender ainda mais garotos que estão em situação de vulnerabilidade social. A prática do esporte é uma oportunidade para que eles não entrem no mundo do crime e das drogas. Essa iniciativa mostra um dos grandes diferenciais do Sicredi com a comunidade local, e a preocupação com projetos sociais voltados para criança e aos adolescentes em Itupiranga reflete claramente isso”, pontua Avler.
Em Itupiranga, dois projetos foram contemplados pelo Fundo Social. Ao todo, este ano, 85 projetos foram aprovados pela cooperativa em Mato Grosso e no Pará, e receberão, juntos, um total de R$ 1,1 milhão em recursos. O Sicredi tem o propósito de construir uma sociedade mais próspera, e contribuir com entidades que atendem pessoas que precisam é uma forma de ajudar a materializar essa missão.
“O Sicredi é parte da comunidade e o Fundo Social é uma forma que encontramos para proporcionar melhorias e qualidade de vida às pessoas e às comunidades. Prestamos esse apoio em nome dos mais de 170 mil cooperados que fazem parte da Sicredi Sudoeste MT/PA, em cumprimento à nossa missão, que visa retribuir parte da contribuição da sociedade para o desenvolvimento da cooperativa e de seus associados”, afirma o presidente da cooperativa Antônio Geraldo Wrobel.
Para conhecer todas as instituições beneficiadas, acesse as notícias no site www.sicredi.com.br/sudoeste-mt-pa.