Semed: Aulas da rede municipal de Ensino Fundamental retornaram nesta segunda

Neste primeiro dia de agosto, as escolas em Marabá voltaram com a movimentação de alunos, professores, servidores administrativos e pais de alunos. No final das férias escolares, o ritmo de trabalho nas escolas começou com poucos alunos, o que já era previsto pelos gestores escolares.

Na Escola Jonathas Athias, na Nova Marabá, na manhã desta segunda-feira (1), pouco mais de 60% dos alunos compareceram. De acordo com a vice-diretora  Ana Régia Marinho Silva, geralmente o retorno integral ocorre dois dias após o início das aulas, em razão de alguns alunos estarem ainda viajando com familiares.

Vice-diretora  Ana Régia diz que a expectativa é a melhor possível para retorno dos projetos na escola

“Avaliamos que este retorno está sendo bom e a expectativa é a melhor possível para que a gente possa retornar com nossos projetos. Nossos alunos estão voltando com a mente bastante fresca, pois julho foi um mês para descansar e esperamos que eles voltem bem dispostos para retomar nossos trabalhos”, disse a vice-diretora Ana Régia.

Na Folha 16, também na Nova Marabá, a Escola Salomé Carvalho preparou-se para receber os alunos após as férias escolares. Assim como na escola anterior, na Salomé Carvalho também não foi diferente. Compareceram poucos alunos e quem estava por lá, comentou que estava com saudades das aulas e dos amigos.

A aluna Amanda Oliveira Salgado, 15 anos, disse que aproveitou as férias para viajar e conhecer novos lugares, porém já estava com saudade de voltar para a escola.

Aluna Amanda Salgado disse que já estava com saudades dos amigos e
do pessoal da escola

“Minhas férias foram muito legais, pois aproveitei para viajar e ir para casa de parentes, mas estava com saudades dos meus amigos e do pessoal da escola”, disse a jovem Amanda Salgado.

A professora Maria Laise Pereira Rocha, afirma que retorna com muito mais otimismo para o trabalho de produção de textos junto aos alunos. “Tudo vai dar certo para esse segundo semestre e todos retornamos após o mês de julho. Agora é encarar novamente o trabalho com as crianças sempre incentivando-os para desenvolver a leitura e a escrita”, disse a educadora que trabalha com crianças de 3 a 5 anos, na Escola Salomé Carvalho.

Professora Maria Laise retorna otimista para o trabalho de produção
de textos com os alunos

Na Escola Cristo Rei, no bairro Jardim União, o retorno foi bastante movimentado. A aluna Andressa Silva Santos, 12 anos, estudante da 6ª série, disse que aproveitou as férias para descansar e também para atualizar as tarefas. “Minhas férias foram boas, pois tive tempo de descansar mas não parei de estudar, sempre estava lendo e fazendo algumas tarefas, a expectativa está sendo muito boa e meu objetivo é passar no fim de ano”, disse a jovem estudante.

Aluna Andressa Silva disse que não parou de estudar nas férias, sempre estava lendo e fazendo algumas tarefas, pois pretende alcançar boas notas

Para os gestores escolares, o momento é de avaliação de aprendizagens e retomada dos projetos educativos junto aos alunos e professores. “Nós avaliamos todo o processo de aprendizagem do primeiro semestre e vamos trabalhar a composição da aprendizagem para o segundo semestre. Agora também vamos trabalhar os preparativos para o desfile de 7 de setembro. Até amanhã, todos os alunos devem estar de retorno para a sequência do ano letivo”, disse Gleide Hartuick, diretora da Escola Cristo Rei.

Gleide Hartuick, diretora da Escola Cristo Rei, explica que agora é omemnto de retomada dos projetos e começam os preparativos para o desfile de 7 de setembro

Na rede municipal estão matriculados cerca de 57 mil alunos, tanto na zona urbana quanto na rural. De acordo com o Diretor Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, professor Fábio Rogério, o trabalho para o segundo semestre é de pensar na continuidade da aprendizagem dos alunos e na realização de ações da Semana da Pátria que inicia em 1º de setembro.

Diretor Geral de Ensino/Semed, Fábio Rogério, explica que este ano, as aulas começam antes das formações para professores, diferente dos anos anteriores

“Nossa expectativa é de muito trabalho, pois começamos o segundo semestre com aulas, diferente de anos anteriores. Sempre iniciamos com formações para os professores e agora fomos receber os alunos nas escolas, com exceção de escolas em reforma. Também estamos trabalhando nas atividades para a semana da pátria que começa a partir do dia 1º de setembro na zona rural e depois os desfiles, aqui em Marabá”, explicou o professor Fábio Rogério.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews