Os 15 governadores candidatos à reeleição lideram pesquisas

 No Pará, pesquisas apontam vitória do governador Helder Barbalho no 1º turno. | (Foto: Márcio Santos/Ag. Pará)

 

Em 2018, metade dos governadores que tentaram recondução teve sucesso nas disputas estaduais

Mesmo tendo sido alvos das críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o auge da pandemia de Covid-19, os governadores demonstram ótimos índices de aprovação junto à população de seus estados. É o que mostram as pesquisas eleitorais realizadas nas últimas semanas.

De acordo com levantamento feito pelo portal Metrópoles, as consultas de intenção de voto mais recentes confirmam que todos os 15 governadores que buscam a reeleição estão liderando a corrida eleitoral para os executivos estaduais.

O panorama atual é bem diferente daquele registrado em 2018, quando apenas metade dos 20 governadores candidatos conseguiram se manter no cargo. Nas últimas eleições, a maioria dos reeleitos vieram do Nordeste, enquanto que seis dos 10 que não garantiram a reeleição sequer foram para o segundo turno.

No presente cenário, inclusive, há grandes chances de que alguns governadores consigam vencer o pleito já no primeiro turno, como é o caso de Helder Barbalho (MDB), no Pará. O mandatário estadual lidera todas as pesquisas eleitorais com ampla vantagem.

De acordo com o levantamento publicado pela Real Time Big Data no início deste mês, Helder tem 67% das intenções de voto, contra apenas 11% do segundo colocado, o senador Zeca Marinho (PL).

Já na pesquisa realizada pelo Instituto Acertar, que também foi divulgada no início de setembro, a vantagem de Helder é ainda maior: 68,9% contra 10,2% de Marinho.

Para o levantamento, o Metrópoles considerou apenas os governadores eleitos em 2018, incluindo Eduardo Leite, que deixou o governo do Rio Grande do Sul para tentar uma candidatura à Presidência da República, mas acabou desistindo e agora tenta a reeleição.

Por outro lado, a lista não levou em consideração os vices que assumiram os cargos após renúncia ou impeachment dos titulares. São os casos de: Cláudio Castro (PL), no Rio; Rodrigo Garcia (PSDB), em São Paulo; Paulo Dantas (MDB), em Alagoas; Carlos Brandão (PSB), no Maranhão; e Wanderlei Barbosa (Republicanos), no Tocantins.

Veja os 15 governadores que lideram as pesquisas de intenção de voto:

Acre (AC): Gladson Cameli (PP)

Amazonas (AM): Wilson Lima (União)

Distrito Federal (DF): Ibaneis Rocha (MDB)

Espírito Santo (ES): Renato Casagrande (PSB)

Goiás (GO): Ronaldo Caiado (União)

Mato Grosso (MT): Mauro Mendes (União)

Minas Gerais (MG): Romeu Zema (Novo)

Pará (PA): Helder Barbalho (MDB)

Paraíba (PB): João Azevedo (PSB)

Paraná (PR): Ratinho Júnior (PSD)

Rio Grande do Norte (RN): Fátima Bezerra (PT)

Rio Grande do Sul (RS): Eduardo Leite (PSDB)

Rondônia (RO): Coronel Marcos Rocha (União)

Roraima (RR): Antonio Denarium (PP)

Santa Catarina (SC): Carlos Moisés (Republicanos)

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews