O município de Parauapebas, no sudeste paraense, sofreu com os prejuízos causados pela forte chuva que caiu nesta quinta-feira, 15, no município.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra o rastro de destruição em diversos pontos da cidade, alguns pontos o danos foram severos. Nas imagens é possível ver telhados arrancados devido a força do vento, árvores caídas sobre os carros, estruturas de ferro arrancadas, fora os relatos de ruas que foram inundadas (veja o vídeo).
Setembro de chuvas
Tradicionalmente considerado como o período de transição entre a época seca e chuvosa, o mês de setembro será marcado pela incidência, cada vez maior, de chuvas no Estado, principalmente a partir da segunda quinzena, de acordo com previsão do Núcleo de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Deverá chover mais nos municípios das regiões Nordeste, oeste da Calha Norte e Sudoeste, com média em torno de 100 mm/mês. No Sul do Pará, os movimentos descendentes que dominam a região central do Brasil no período seco já começam o processo de enfraquecimento, dando início ao período de transição, uma vez que, climatologicamente. A segunda quinzena deste mês já dará suporte para os primeiros eventos de aproximação e interação com as frentes frias.