Marabá: Secretaria de Saúde recebe duas ambulâncias e uma van para transporte de pacientes

Nesta terça-feira, (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu da Prefeitura Municipal mais três veículos novos para reforçar a frota e melhorar o atendimento à população. São duas ambulâncias, no valor R$517.600.00, para atender pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e uma van exclusiva, no valor de 254.250,00, para transportar pacientes da Hemodiálise. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios.

De acordo com Mônica Borchart (foto), secretária municipal interina de saúde, a chegada dos veículos aumenta de para 06 o número de ambulância para o TFD e agora são duas vans para Hemodiálise, que é van adaptada para cadeirantes com capacidade para 7 lugares. Vale ressaltar que a menos de 15 dias, a SMS também recebeu uma van para o programa Porta a Porta, que transporta pacientes com dificuldades de locomoção para atendimento médico e realização de exames aqui mesmo na cidade.

“Os veículos já estão disponíveis para o atendimento. Estamos falando de qualidade de atendimento à população. Temos uma gama da população que é carente, que não tem como ir para o atendimento, então nosso grande objetivo é levar a nossa população para realizar o tratamento. E quando falamos em TFD, por exemplo, são aquelas pessoas que precisam ir para Belém, Tucuruí, pra vários tipos de tratamento e as ambulâncias vão servir pra isso”, destaca a secretária.

Até setembro deste ano, a SMS já realizou 797 deslocamentos de pacientes para tratamento fora do município. São pacientes da oncologia, ortopedia, com grau alto de queimaduras, gravidez de risco dentre outros casos, com tratamento adequado na maioria das vezes somente na capital.  Por mês, são realizadas uma média de 98 deslocamentos, às vezes ocorrem casos de cinco deslocamentos em um dia, segundo Irineu Filho, coordenador do setor de transportes na SMS.

“Temos uma frota com uma média de 60 veículos trabalhando na zona urbana e rural. Só ambulância temos em torno de 20, que não são do Samu, trabalhando por todo o município”, ressalta o coordenador de transportes. (Secom PMM: Leydiane Silva/Fotos: Secom PMM)

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews