Foi difícil, mas o Brasil conseguiu a segunda vitória na Copa do Mundo do Catar. Na tarde desta segunda-feira, 28, no Estádio 974, em Doha, a Seleção Canarinho fez 1 a 0 na Suíça, gol do volante Casemiro, e garantiu classificação antecipada às oitavas de final do Mundial.
O ataque brasileiro esbarrou na forte defesa suíça durante quase todo o jogo. Poucas foram as chances claras de gol criadas pela ofensiva brasileira. Richarlison, Raphinha, Paquetá e Vinícius Junior jogaram abaixo do nível esperado.
Mesmo sem Neymar, o Brasil segue com 100% de aproveitamento na Copa e, junto com a França, são os únicos times que venceram as duas primeiras partidas do Mundial. Com o empate entre Camarões e Sérvia, o time comandado por Tite já está garantido no mata-mata.
O Brasil volta aos gramados ainda nesta semana. Na próxima sexta-feira, 2, às 16h, no estádio Lusail, a Canarinho enfrenta a seleção de Camarões no encerramento da fase de grupos da Copa do Mundo.
O jogo
O jogo
Uma hora antes do jogo Tite tirou a dúvida que rondava toda torcida brasileira. Com Neymar e Danilo lesionados, o técnico optou por substituir os titulares por Fred e Éder Militão, respectivamente.
A mudança na escalação empurrou Lucas Paquetá mais para frente, fazendo com que a cria do Flamengo atuasse como meia de origem. Militão voltou aos tempos de São Paulo e atuou como lateral-direito, reforçando mais a defesa brasileira.
O Brasil encontrou muitas dificuldades para furar o forte bloqueio suíço. Com quase todos os jogadores atrás da linha da bola, o time europeu conseguiu bloquear as principais jogadas dos brasileiros.
Faltava velocidade na troca de passes do Brasil. A melhor chance foi aos 26 minutos, quando Raphinha lançou na área, Vinicius Júnior apareceu na costa da zaga, mas finalizou mal, de joelho e facilitou a defesa do goleiro.
No segundo tempo, coube a um dos jogadores mais experientes do elenco abrir o placar e tirar o grito de gol da garganta. Casemiro recebeu bola de Rodrygo dentro da área, encheu o pé e estufou as redes do estádio 974.