DAS FOLHAS DO LIVRO PARA O CHÃO DA ESCOLA: projeto marabaense que homenageia escritor Juraci Siqueira vence maior prêmio de arte-educação do Brasil

Documentário apresentando o projeto será lançado no dia 24 de novembro no canal do Instituto Arte na Escola

 

O maior prêmio de arte-educação do Brasil, promovido pelo Instituto Arte na Escola, chegou à sua 23° edição. Voltado exclusivamente para professores de Arte do ensino formal, o Prêmio Arte na Escola Cidadã tem um único objetivo: identificar projetos transformadores. E neste ano, na categoria Fundamental I, quem levou o Prêmio foi a professora Socorro Camelo, de Marabá (PA), com o projeto “Projeto Teatral Canoeiros e Canoeiras das Palavras: construção cênica ‘O Menino que ouvia estrelas e se sonhava Canoeiro’”.

 

O projeto foi desenvolvido na EMEF Irmã Adelaide Molinari, a partir da leitura do livro ” O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro”, do escritor paraense Juraci Siqueira. Então, na busca de resgatar a riqueza da cultura local, a professora Socorro Camelo mostrou que havia ali uma identificação entre a história das crianças, que são do campo, com o menino do livro que era ribeirinho.

 

Logo, ao perceberem que essa similaridade de fato existia, eles ficaram maravilhados pela obra, bem como pelas manifestações artísticas da região, e de imediato os estudantes abraçaram a ideia do projeto – que também foi bem acolhida pela comunidade e teve o apoio da equipe escolar e até mesmo dos pais dos estudantes.

 

Para a construção do trabalho, os estudantes passaram pelas seguintes etapas: o conhecimento da obra e do autor, entrevista com Juraci Siqueira, elaboração de jogos teatrais, preparação do corpo para a cena, e até mesmo a confecção de cenário e figurino (realizado de forma coletiva pelos próprios estudantes). A apresentação do espetáculo ocorreu dentro da escola para toda a comunidade local. Com o projeto, a professora Socorro teve o objetivo de proporcionar vivências cênicas e literárias às crianças, despertando o gosto da leitura teatral, literária, e de mundo, provocando assim a criatividade nos processos de criação.

Assim como os vencedores das outras categorias, a professora responsável recebe uma uma bonificação em dinheiro, e o projeto ganha um documentário que apresenta as práticas aplicadas em sala de aula e que inspiram tantos outros professores de arte do país. O lançamento acontecerá na próxima quarta-feira, dia  24 de novembro, 19h no canal do IAE (youtube.com/InstitutoArtenaEscola). Estarão presentes  Jaqueline Vasconcellos, coordenadora geral do Instituto e Roberta Estrela D’Alva, artista homenageada da edição.

 

No ano de 2022, o Prêmio Arte na Escola Cidadã trabalhou pela primeira vez em sua história com a linguagem teatral, tendo como sua homenageada a artista Roberta Estrela D’Alva, que fez uma apresentação artística de Slam (declamação de poesias ritmadas) durante a Cerimônia do Prêmio. Toda a identidade visual do Prêmio foi inspirada em fragmentos da peça “Antígona Recortada – Contos que Cantam sobre Pousospássaros”, bem como todo o material educativo elaborado pelo IAE para os inscritos no prêmio.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã tem a missão de incentivar professores de arte, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar estudantes, cidadãos e comunidades. A premiação é destinada para projetos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Nesta edição do prêmio, os projetos deveriam ter sido realizados nos anos de 2019, 2020 e/ou 2021, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional. Para a realização do prêmio, o Instituto Arte na Escola convoca comissões avaliadoras para selecionar professores de artes que desenvolvem projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança, etc.).

 

 Estes documentários são resultado do XXIII Prêmio Arte na Escola Cidadã, que tem o objetivo dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nesta área de conhecimento. Este é um projeto do Instituto Arte na Escola (@iartenaescola), realizado pelo Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural (ProAC) e patrocínio da Sky e da Iochpe Maxion.

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Sobre o Instituto Arte na Escola – Há mais de 30 anos, o Instituto Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira, defendendo que a arte é um objeto do saber e que desenvolve nos estudantes habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando à auto expressão e à criatividade. O Instituto promove formação docente continuada através da Rede Arte na Escola; dos cursos online e percursos formativos; produção e distribuição de materiais educativos para subsidiar os educadores, como por exemplo, a Série Novos Artistas da Arte Contemporânea, e o selo Arte na Escola (edição de materiais para educadores e estudantes, em parceria com editoras) e é o responsável pela realização do Prêmio Arte na Escola Cidadã.

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