Grupo Equatorial celebra 10 anos de atuação no Pará

Em uma década, a distribuidora de energia investiu cerca de R$ 8 bilhões de reais em obras e projetos para beneficiar a população paraense.

Neste mês, a Equatorial Pará celebra 10 anos de atuação no estado. No período, a distribuidora de energia se estabeleceu como uma das principais empresas da região. Nesta década, foram investidos cerca de R$ 8 bilhões de reais na ampliação e melhoria do sistema elétrico, em projetos socioambientais, de responsabilidade social, na cultura, na melhoria do serviço prestado aos clientes e em outras diversas ações que incentivaram e contribuíram diretamente com o crescimento do estado.

De acordo com Marcos Almeida, presidente da Equatorial Pará, desde que o Grupo assumiu a gestão da concessão, em 2012, grandes feitos e obras históricas foram realizadas. Por exemplo, a Conexão Marajó, que interligou os municípios de Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra; o Mais Luz Para a Amazônia, que realizou 13.100 ligações em cidades como Curralinho, Portel, Melgaço, Prainha, Tucuruí e Porto de Moz; o Linhão do Tramoeste, que beneficiou mais de 600 mil pessoas e os Linhões de 500/230 kV, que melhoraram a qualidade e a confiabilidade da energia na Região Metropolitana de Belém e no Nordeste do estado. Além disso, 121 subestações foram construídas ou reformadas e automatizadas para atender o crescimento de todas as regiões.

“Nós estamos comemorando um marco: são 10 anos em que todo o nosso time trabalha para contribuir diretamente no desenvolvimento, bem-estar, com resultados consistentes, para oferecer serviços cada vez melhores à população paraense. Foram investimentos robustos, que melhoraram em 80% os indicadores de qualidade e continuidade do fornecimento de energia, o que beneficia diretamente nossos clientes com mais qualidade de vida, segurança e conforto”, explica Marcos.

Modernização

A Equatorial Pará também realizou investimentos contínuos na modernização digital e no combate à perda de energia em todos os cantos do Pará. Foram desenvolvidas inovações como um site totalmente reformulado, um aplicativo para plataformas móveis e atendimento via WhatsApp, com assistente virtual. Mais de 20 serviços podem ser solicitados sem sair de casa. Já as perdas na baixa tensão tiveram uma diminuição significativa de 29,96 p.p.

Social

Um dos pilares da Equatorial Pará, também, é a preocupação com o social. Por isso, desde que chegou ao estado, muitos projetos são realizados para atender a população de baixa renda. Em 10 anos, o número de clientes atendidos quase que dobrou. Antes era 1,6 milhão e agora são 2,9 milhões, um crescimento de 82% que foi possível graças aos programas de universalização de energia como o Luz para Todos, com 465 mil clientes atendidos, e o mais recente Mais Luz para Amazônia, que leva energia solar para os municípios do Marajó e outras regiões remotas.

Com os programas da Plataforma E+, que têm como foco o conceito ESG, e com o mutirão de serviços, realizado, regularmente, em diversas cidades a cada semana, até agora já foram substituídas mais de 78 mil geladeiras e 900 mil lâmpadas convencionais foram trocadas pelas de LED. Vale destacar também que quase 1 milhão de famílias foram incluídas na Tarifa Social e agora possuem até 65% de desconto na conta de energia. Além disso, para ajudar na promoção de emprego e renda no Pará, mais de 15 mil pessoas foram capacitadas em 839 cursos profissionalizantes.

Cultural

Vale ressaltar que a Equatorial Pará é reconhecida por ser uma das maiores patrocinadoras de cultura do estado. Nos últimos anos, diversos projetos e ações socioculturais tiveram o apoio da distribuidora de energia, por meio da Lei Semear, do Governo do Pará. Destacam-se o Círio de Nazaré, o Arraial do Pavulagem, Çairé, Festribal, Talentos Pará, Festival Do Carimbó de Marapanim, Fora da Caixa, Gastronomia do Amanhã e o Pará Virou Moda.

“Temos muito orgulho do que já fizemos, mas ainda há o que ser feito. Temos muitas novidades para os próximos meses que, certamente, vão contribuir ainda mais para a satisfação dos nossos clientes. Que possamos comemorar esta data e vislumbrar um futuro mais sustentável, social e com governança. Temos empenho e desejo de buscar incansavelmente a melhoria da qualidade de vida dos paraenses, o nosso maior patrimônio”, finaliza Marcos Almeida.

 

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