Mesmo deletando a publicação e postando um pedido de desculpas, Phonchanok Srisunaklua pode ser condenada a até cinco anos de prisão
Diz a sabedoria popular que gosto não se discute, mas um vídeo em que a YouTuber Phonchanok Srisunaklua se refestela com um ensopado de morcegos não só virou motivo de controvérsia como também pode ser devidamente julgado e render uma pena de cinco anos de detenção. A influencer tailandesa foi presa ontem, mesmo após excluir o vídeo da plataforma e de publicar um pedido de desculpas.
Nas imagens, Phonchanok mostra a iguaria, brinca com o animal cozido, corta a carne cozida do bicho e se delicia com o prato que ainda trazia um caldo escuro e tomates cereja.
É possível ouvir a criadora de conteúdo gastronômico mascando os ossos do mamífero voador depois de pendurá-lo na frente da câmera para seu canal ‘Gin Zap Bep Nua Nua’, que significa ‘Comida picante e deliciosa’.
A polícia confirmou que a influencer foi presa na província de Sakon Nakhon pelas imagens envolvendo uma espécie de morcego protegida.
Em resposta à controvérsia e às acusações, a youtuber disse: “Sinto muito a todos. Não acho que o que fiz foi imprudente, mas pode ser uma coisa ruim e peço desculpas a todos os seguidores que estão decepcionados comigo. Desculpe por fazer você se sentirem mal com o que eu fiz. Não sei se vocês vão me perdoar pelo que fiz. Eu não pensei nisso antes. Eu realmente sinto muito. Eu sinto muito. Lamento a sociedade. Estou errada”.
Phonchanok disse à polícia que comprou os morcegos em um mercado perto da fronteira tailandesa com o Laos. Por muito tempo morcegos foram associados ao início da pandemia de Covid-19.
De acordo com especialistas, não é possível afirmar que qualquer tipo de vírus, bactérias ou protozoários possam ser extinguidos do corpo do animal mesmo ele tendo sido introduzido em água fervente.