SSAM: Limpeza de grotas é intensificada devido ao início do período chuvoso

O Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) continua a limpeza das grotas e valas da cidade a fim de evitar alagamentos, por conta das chuvas que caíram nos últimos dias. Nesta quinta-feira, 10, as máquinas da Prefeitura de Marabá trabalhavam em dois pontos extremos da cidade.

Na grota da Avenida Minas Gerais, no bairro Belo Horizonte, os serviços estão sendo realizados com uma retroescavadeira e devem se estender nos próximos dias. Em  outro ponto, na Nova Marabá, as máquinas atuaram na vala entre o KM-7 e o Bairro Araguaia.

Equipes também realizam a limpeza manual nas galerias próximas à Avenida Antônio Vilhena. Enquanto isso, outra equipe encontra-se no Residencial Tiradentes. Também é realizada a limpeza de grota na Folha 28 e uma outra na Rua Cuiabá, Novo Horizonte.

Assim como em outros pontos da cidade, onde o serviço é feito periodicamente, as observações são as mesmas, além do pedido de conscientização daqueles que moram aos arredores do lugar. Todo lixo deixado nas ruas irregularmente ou jogado diretamente nas valas causa grandes transtornos durante as chuvas.

De acordo com Odilon Cerqueira, Coordenador de Limpeza Urbana do SSAM, os serviços de limpeza de grotas e bueiros acontecem durante todo o ano, porém neste período de chuvas ele se intensifica. O objetivo é fazer com que a retirada do acúmulo de lixo facilite a vazão da água pluvial e não aconteça transbordamentos e novos alagamentos.

Odilon Cerqueira, Coord. de Limpeza Urbana (SSAM)

“É preciso mais conscientização por parte da população em não jogar móveis velhos nas galerias, pois causa muitos transtornos no período de chuvas. As pessoas devem esperar o carro coletor ou uma equipe do SSAM e informar sobre o problema, não podemos fazer dos canais que cortam nossa cidade um lixão”, pontuou.

Além das grotas, os outros serviços de limpeza dos espaços públicos também são realizados durante toda a semana. As equipes do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) trabalham em diferentes locais executando o serviço de roço e varrição, contemplando os cincos núcleos da cidade: Marabá Pioneira, Nova Marabá, Cidade Nova, São Félix e Morada Nova. Para tal é realizado um planejamento estratégico de atuação de forma a garantir a maior eficácia das ações.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews