Brasil encara a Croácia nesta sexta-feira, às 12 horas (de Brasília), no estádio Cidade da Educação, em busca não apenas uma vaga na semifinal da Copa do Mundo, mas também com o objetivo de eliminar o fantasma 👻 que a ronda a seleção desde o pentacampeonato, em 2002.
Desde a conquista, o Brasil caiu três vezes nas quartas de final, fase que está disputando hoje, para equipes europeias, como a Croácia.
A primeira queda foi para a França, em 2006. Tratada como favorita pelo quarteto mágico com Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo e Adriano, a Seleção ficou devendo na Copa do Mundo na Alemanha e chegou às quartas sem brilho. A derrota por 1 a 0 gerou a eliminação e o início de uma reformulação de nomes para o ciclo seguinte.
Na África do Sul, o Brasil voltou a enfrentar uma seleção europeia nas quartas. A adversária era a Holanda, em um jogo que se desenhava para uma vitória dominante do Brasil, após Robinho abrir o placar. Mas Sneijder fez dois gols, virou para 2 a 1 a favor dos holandeses, encerrando a busca pelo hexa.
Em 2014, o Brasil chegou à semifinal e sabemos como terminou. 7 a 1 para Alemana no Mineirão. Antes, nas quartas, a adversária nas quartas foi uma equipe sul-americana: a Colômbia, que perdeu para a equipe anfitriã por 2 a 1, no estádio Castelão.
Quatro anos depois, na Rússia e já sob o comando de Tite, a busca pelo hexa foi interrompida pela seleção belga nas quartas de final. A derrota foi por 2 a 1.
Vinicius Jr falou sobre o tabu na entrevista coletiva concedida nesta semana. Ele valorizou o adversário e tratou com cautela o confronto.
“A gente debate que nessa Copa não tem favorito. A Croácia na última Copa chegou na final. Não tem mais jogo fácil. Jogar contra a Croácia, que tem o Modric, Bola de Ouro há pouco tempo, é cada vez mais complicado. Nós temos a consciência tranquila que temos que entrar lá e mudar o que se passou nos últimos anos, ganhando as quartas de final, chegar na semi e ir um passo de cada vez”, disse.
Se avançar, a seleção brasileira vai enfrentar o vencedor do jogo entre Holanda e Argentina, que também se enfrentam nesta sexta-feira, às 16 horas, no estádio Lusail.
Seleção Brasileira terá a chance de chegar em mais uma semifinal de Copa do Mundo na tarde desta sexta-feira, 9. No Estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar, o Brasil vai enfrentar a Croácia às 12h (horário de Brasília) por uma vaga entre as quatro melhores seleções do mundo. Desde 2002, quando foi pentacampeão mundial, somente na Copa de 2014, no Brasil, que a Seleção não enfrentou uma equipe europeia nas quartas de finais.
Para este jogo, o técnico Tite deve repetir a escalação que iniciou o jogo contra a Coreia do Sul na última segunda-feira. Havia, inclusive, a possibilidade do lateral esquerdo Alex Sandro retornar ao time. Porém, durante entrevista coletiva nessa quinta-feira, 8, Tite descartou a ida do defensor da Juventus para o duelo contra os croatas. Segundo o treinador brasileiro, Alex Sandro ainda não está treinando na mesma intensidade dos demais jogadores. Ele está na fase final de recuperação de uma lesão no quadril.
Assim, o técnico Tite deve manter a Seleção com Éder Militão deslocado na lateral direita e Danilo fazendo a função de lateral esquerdo/zagueiro pela esquerda. Além disso, o quarteto ofensivo com Neymar, Raphinha, Richarlison e Vinícius Junior está mantido para o duelo contra os croatas.
Já do lado da Croácia, o técnico Zlatko Dalic iniciou a semana falando em um Brasil “assustador” e que seria preciso “ter muita fé” para conseguir passar pela Seleção Brasileira nas quartas de finais da Copa do Mundo do Catar. Atual vice-campeã do mundo, a Croácia chega para enfrentar o Brasil após uma intensa partida contra o Japão na última segunda-feira, que precisou da disputa por pênaltis para ter um vencedor.
Em termos de escalação, Dalic ainda não sabe se fará mudanças na lateral esquerda e no meio de campo por conta do desgaste físico ocasionado pela intensidade da partida contra o Japão. Por outro lado, o treinador croata terá em campo a experiência do principal nome da geração do país. Craque do Real Madrid, Luka Modric está confirmado entre os titulares para o duelo contra o Brasil.
Confira as escalações:
Brasil: Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá; Neymar; Raphinha, Richarlison e Vinícius Junior.
Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Modric e Kovacic; Vlasic, Kramaric e Perisic.