Defesa Civil faz mapeamento das áreas que sofrem alagamentos

Com o nível do rio Tocantins a 4 metros acima do considerado normal, a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec) atualiza o cadastro de famílias e finaliza o mapeamento das áreas que são atingidas pelas enchentes praticamente todos os anos no município.

O objetivo é facilitar o atendimento às famílias e antecipar-se às ações de atendimento, na possibilidade de uma nova cheia. Os trabalhos de cadastro de novas famílias e mapeamento das áreas iniciaram em julho e agosto deste ano. Os agentes da Defesa Civil fizeram o registro de novos núcleos familiares e inseriram novos cadastros de famílias em áreas de invasão.

Sara Fernanda Silva do Nascimento, Técnica da Defesa Civil

“O trabalho de mapeamento foi necessário devido a enchente deste ano que foi muito grande e notamos que muitos locais que não haviam sido atingidos antes, alagaram. Muitas famílias foram cadastradas durante a enchente e queríamos saber esse ano qual era a realidade para poder atendê-las dentro do nosso cronograma”, explicou Sara Fernanda Silva do Nascimento, Técnica da Defesa Civil.

O trabalho de mapeamento e levantamento de novos dados das famílias atendidas pela Defesa Civil identificou dentro de uma mesma residência até três núcleos familiares composto por pai, mãe e filho. Segundo a Defesa Civil, o atendimento deve ser feito por família e não pela unidade habitacional.

Rosimeire Alves da Costa ( Comdec)

“Nesse mapeamento registramos novas invasões, conhecemos a realidade dessas famílias das novas áreas de invasão e outro ponto desse levantamento foi identificar núcleos familiares que moram apenas em uma residência, por exemplo num único imóvel moram 11 pessoas porém é composto de três núcleos famílias, marido mulher e filho e o atendimento deve ser pelo núcleo familiar e não pela unidade de moradia”, explica Sara Fernanda Nascimento.

O nível do Rio Tocantins nesta quarta-feira (30), está em 4 metros acima do considerado normal. Segundo dados da Defesa Civil, em 30 de dezembro de 2021 o nível do rio atingiu a marca de 9,55 metros e atingiu áreas baixas, deixando dezenas de famílias desabrigadas.

“O nível do rio vem aumentando e a Defesa Civil já esta se antecipando. Estamos nos programando para caso ocorra uma cheia preparar o atendimento necessário as famílias”, informou Rosimeire Alves da Costa, da Comdec.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews