Jader Filho será o novo Ministro das Cidades do Governo Lula.

O Presidente Estadual do MDB do Pará, Jader Barbalho Filho, será o Ministro das Cidades do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. Jader Filho é filho do Senador Jader Barbalho (MDB) e irmão do governador Helder Barbalho (MDB-PA). O nome de Jader Filho será referendado por Lula ainda nesta quarta-feira dia 28 de dezembro, quando ele pretende anunciar os nomes restantes para os ministérios de seu governo.

Ministério das Cidades articula transversalmente a questão financeira e fundiária buscando definir políticas gerais e setoriais integradas – habitação, saneamento ambiental e transportes – para as cidades, sem desconhecer as competências municipais e estaduais.

A bancada paraense elegeu 9 dos 42 deputados do MDB, tornando-se a maior do partido na Câmara dos Deputados a partir de 2023. Com isso, ganhou preferência na escolha de um nome da legenda para comandar um ministério e cacifou Jader Filho, que comanda a sigla no estado.

Jader Filho articulou junto aos deputados emedebistas nas últimas semanas para superar resistências e unir a bancada do partido na Câmara em torno de seu nome. Ele falou pelo telefone com a maior parte dos parlamentares do MDB.

O Pará também vem sendo protagonista nesse cenário, já que o MDB indicou o Senador Jader Barbalho para compor o conselho político do grupo de transição. Esse protagonismo do Pará nessa articulação se dar a bagagem política dos Barbalhos, devido o Governador Helder Barbalho ter sido eleito em primeiro turno o governador mais votado do país, com cerca de 71% dos votos válidos. O Grupo de aliança de Helder Barbalho teve papel fundamental nas articulações dentro e fora do MDB no apoio ao presidente Lula.

Utilizando de seu prestígio, Helder entrou de corpo e alma na campanha em todo o Pará, mobilizando sua base partidária e lideranças na capital e no interior do Estado, conseguindo reverter votos bolsonaristas e ampliando em muito a margem de votos que o petista recebeu no Pará no segundo turno, se consolidando com uma liderança política nacional que terá papel fundamental na execução de políticas pública do presidente eleito no Norte e na Amazônia.

Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews