O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou a primeira reunião ministerial do governo para a manhã desta sexta-feira, 6, no Palácio do Planalto. Os convites para a reunião já foram enviados para todos os 37 ministros do novo governo No geral, a ideia do encontro é formular um pacote de medidas que devem ser executadas nos primeiros 100 dias da gestão Lula, principalmente nas áreas sociais e de infraestrutura.
A semana tem sido marcada pela cerimônia de posse dos ministros. Na segunda-feira, 2, alguns dos principais ministros foram empossados: Fernando Haddad na Fazenda, Rui Costa na Casa Civil, Nísia Trindade na Saúde e Flávio Dino na Justiça. Já nesta quarta-feira, 4, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) toma posse no Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, às 11h. A cerimônia, que acontece no Palácio do Planalto, vai contar com a presença do presidente Lula.
Mais tarde, às 16h de hoje, Marina Silva (Rede-SP) será empossada no Ministério do Meio Ambiente após 15 anos depois de ter ocupado o cargo pela primeira vez. A última posse ministerial prevista é a de Simone Tebet (MDB) no Planejamento, quinta-feira, 5, às 9h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Esta será a primeira vez que todos os 37 ministros estarão reunidos.