O Campeonato Paraense de 2023 será lançado na noite de hoje, 6, no palco do Teatro Gasômetro, em Belém. A cerimônia vai contar com a presença do presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul e o governador do Pará, Helder Barbalho. Na ocasião será assinado o contrato de cessão de direitos de transmissão dos jogos entre a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e a FPF, além da formalização do naming rights da competição entre o Banpará e a entidade que representa o futebol do estado.
Também estarão presentes representantes dos doze times que compõem a série A do campeonato na disputa da tão sonhada taça Estrela do Norte. São eles: Clube do Remo, Itupiranga, Bragantino, Caeté, Paysandu, Águia de Marabá, Cametá, São Francisco, Tuna Luso, Independente, Tapajós e Castanhal
o longo dos anos vem sendo incorporando ao campeonato os protocolos dos grandes eventos esportivos que oferecem aos clubes, à imprensa e à torcida um produto de qualidade e com padrão internacional. Mas, foi em 2020 que a competição aderiu protocolos que trouxeram maior grandiosidade e excelência ao evento, além da taça Estrela do Norte, moldada seguindo os traços da arquitetura marajoara, com alças inspiradas na logo do Banpará e carrega linhas que circundam o troféu e representam os cinco valores essenciais do esporte: compromisso, esforço, perseverança, humildade e respeito.
Uma das grandes novidades deste ano é que durante a competição, serão abordados 11 eixos temáticos que combatem as mais diversas formas de preconceito dentro e fora dos estádios.
O primeiro jogo do Parazão Banpará 2023 será o dia 21 de janeiro, às 17h no Baenão. Na rodada de abertura, o Remo, campeão da última competição, joga em casa contra o Independente