Projeto de nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Marabá (PA), contribui para desenvolvimento socioeconômico da região

As obras para a construção de duas novas pontes sobre o rio Tocantins movimentam a cidade de Marabá, no sudeste do Pará. Só com o início dos serviços preliminares, foram contratados cerca de 400 empregados próprios e terceiros durante o segundo semestre de 2022. Essa etapa envolve serviços preliminares como supressão vegetal, drenagem e terraplanagem e antecedem a etapa de construção civil dos empreendimentos.

O projeto da nova ponte sobre o rio Tocantins consiste na construção de duas novas pontes ao lado da estrutura rodoferroviária atual, cada uma com 2,3 km de extensão. Uma será exclusivamente rodoviária, a fim de desafogar o trânsito em Marabá e reforçar a ligação entre o sudeste do Pará e outros Estados. E a outra ponte será ferroviária, contribuindo para ampliação da logística de transporte de minério e outras cargas.
O cronograma das obras tem previsão de cinco anos corridos. Nesse período, estima-se a geração de ICMS de cerca de R$ 59 milhões. O investimento total no projeto será de US$ 830 milhões (R4,1 bilhão).
A Vale já dispõe da licença ambiental e está desenvolvendo os programas de indenização/arrendamento e acompanhamento social socioeconômico; Educação Ambiental; apoio às Comunidades Tradicionais; Afugentamento e Salvamento da Fauna e Monitoramento de Fauna e bioindicadores.
Compartilhe:

Apoiadores do ZecaNews