A contagem regressiva para a inauguração do novo espaço da Feira da Folha 28, que será na próxima quinta-feira (19), começou e as equipes da Prefeitura atuam nos últimos ajustes.
Quem acompanhava de perto os últimos detalhes era o comerciante Daniel Vilarins, que trabalha há 28 anos na Feira e comemora o novo espaço.
“A expectativa é a melhor possível porque esse é um local bem mais organizado. Com certeza, o nosso cliente vai se sentir melhor comprando nas nossas mãos. Então, o que nós temos falar é que a nossa expectativa é a melhor possível. Com certeza nós vamos ter boas vendas. Como foi feita essa cobertura bem organizada, então nós temos uma expectativa muito boa. Com certeza, as vendas irão melhorar bastante”, celebra o vendedor.
As equipes da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) realizam os últimos reparos nas estruturas principal e secundárias da nova feira. Já os agentes de conservação do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) realizam roçagem, limpeza e a colocação de gramados nos canteiros laterais do novo espaço.
O Departamento de Postura do município também atua na feira, averiguando se o novo espaço atende às normas determinadas no projeto, conforme explica a fiscal Josceane Pereira.
“O nosso papel aqui é trazer os ambulantes que ganharam o boxe de lá da feira de baixo aqui para cima. A gente vai organizar eles todos no seu local. De acordo com a concessão deles, a gente vai organizar aqui em cima para poder entregar a feira. Colocar cada pessoa no seu setor”, reitera.
Os boxes serão divididos em setores de secos, como farinha e milho; frutas e verduras; variedades; agricultura familiar nas tendas e barracas; além de pescado e carnes.
Serão 40 boxes novos com 8 metros quadrados para cada feirante. Juntamente com as tendas e as barracas, que atuam aos finais de semana, o novo espaço atenderá cerca de 100 feirantes.
Até quinta-feira, dia 19, as equipes terminam a parte de iluminação e paisagismo, assim como a colocação de cada feirante no novo espaço.
Notícia boa para Raimundo Oliveira, conhecido como Codó, que trabalha há mais de 15 anos na feira da 28 com venda de frutas. “Pra mim e para muitas pessoas vai ser boa porque há muito tempo o pessoal está esperando por isso. Com essa feira nova, a gente está achando que vai ser melhor para gente. Com certeza vai ser coisa boa para nós. Vai ser um espaço legal. Vai ser bom”, comemora.
O nome da nova feira da Folha 28 será uma homenagem ao cearense Paulo Firmino de Souza, que chegou em Marabá em 1974 e foi presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes e Feirantes do Município de Marabá, entre 1992 e 2004, ano do falecimento dele. Paulo Firmino foi um dos pioneiros da feira da Folha 28 e teve grande atuação em prol de feirantes no município.
“Seu Paulo Firmino de Souza representou a expansão, a expansão da feira da 28, da feira do KM 6. Essa homenagem representa muito para nossa família porque ele representou, para a sociedade marabaense, a geração de emprego, de renda, onde as famílias trazem para poder vender os seus produtos e dalí tiram seu sustento para sua família. Isso não tem preço, isso fica guardado na memória de cada ser. Isso é gratificante demais para nossa família”, destaca o filho do homenageado, Paulo Firmino de Souza Junior.
A inauguração da nova Feira da Folha 28 será na quinta-feira, 19, às 17 horas.