A Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) atuará em todos os dias da programação oficial do Carnaval 2023, que acontece entre 18 a 21 de fevereiro, para garantir a segurança dos foliões.
As estratégias já foram definidas em reunião, no dia 27 de janeiro, no Cine Marrocos, entre Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult), e os órgãos de Segurança Pública do município, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento de Postura do Município e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Segundo o secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães, 30 agentes de cada departamento do órgão estarão de plantão nos eventos. “Nós vamos estar lá com a Guarda Municipal, com nosso canil também, fazendo o trabalho deles. Vamos estar lá com o nosso DMTU, com todo o seu plantel, fazendo bafômetro, fechamento, fiscalização e vamos estar com o nosso DMSP, os agentes patrimoniais, fazendo segurança do patrimônio público e também em algum lugar estratégico”, destaca.
Além disso, haverá parceria com agentes dos Conselho Tutelares, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, para completar os esquemas de segurança à população.
O secretário pede para que a população colabore com os serviços das equipes, respeitando os agentes e evitem manusear objetos que possam causar acidentes, como itens afiados ou vidro. Além disso, quem for dirigir, não deve beber.
“A gente espera que a população entenda o nosso trabalho e respeite quando tiver fechado o local, ou quando for dado um sinal de parada, quando for pedido um teste de bafômetro, respeite a sinalização, respeite, enfim, a vida. As pessoas que vêm para brincar no carnaval devem entender que nós não podemos abrir mão da segurança pública municipal. A pessoa não deve levar bebida em garrafa de vidro, evitar ao máximo ficar manuseando vidro nesses locais. Evitar também levar crianças, principalmente à noite, pois a criança pode se perder dos pais e outros problemas que podem ocorrer. Aquelas pessoas que se arriscam a ir para beber e dirigir, nós recomendamos, como Secretaria de Segurança, como órgão de trânsito, que não façam porque pode ter o dissabor de acabar o carnaval antes do tempo”, esclarece.