Beatriz Costa Barros, 18 anos, teve como nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 960 pontos. Ela é aluna da Escola Estadual “Anísio Teixeira”, que fica em Marabá, sudeste do Estado. Beatriz e mais 66 alunos da mesma instituição de ensino se destacaram na Redação do último Enem, que teve como tema: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. A Escola é ligada à 4ª URE (Unidade Regional de Educação) da Seduc (Secretaria de Estado de Educação).
O docente Demétrius Araújo, professor de Linguagens e Redação, efetivo da rede pública estadual, lotado na Escola Anísio Teixeira, disse que o sentimento após a divulgação das notas é o de dever cumprido. “Foi o primeiro ano que nós trabalhamos um projeto de redação que desenvolvemos na escola e as notas foram espetaculares. Acredito que escola pública nenhuma do estado do Pará teve esse resultado em redação, quiçá do Norte do Brasil, porque ainda não conseguimos fazer todo o levantamento. É algo valioso ver a felicidade dos meninos quando recebem a nota de redação. Isso não tem preço. Todo esforço de correções, madrugadas trabalhando, esse é o maior presente do esforço”, contou o Demétrius Araújo, acrescentando que o hábito de não escrever todos os dias é um dos principais entraves, haja vista, que estratégias de escrita para buscar incentivos devem ser desenvolvidas desde o início.
Foto: Divulgação“Os resultados da maioria das nossas escolas públicas é igual ou superior ao de escolas privadas. Tivemos em Marabá notas 980. Estamos no caminho certo, o nosso projeto é fortalecer as escolas que mais precisam, para que todos os nossos alunos tenham as mesmas oportunidades. Eu estou muito confiante no que está por vir na educação Rede Estadual”, afirmou Magno Barros, diretor 4ª URE.
A diretora da Escola Anísio Teixeira pelo Ensino Médio, Arley Sandra Oliveira Ferreira, lembrou que na Anísio Teixeira é realizado um trabalho específico com alunos de redação. “Organizamos uma grade com profissionais da área da linguagem para trabalhar com a Redação. O professor conseguiu fazer com que nossos alunos lessem, relessem, reescrevessem a proposta apresentada e nesses exercícios conseguiram alcançar esse mérito, que para a gente está sendo um resultado grandioso. Ter mais de 60 alunos com notas acima de 800, e 35 com notas acima de 900. Ver esse resultado dos nossos alunos é ser vencedor junto com todos eles. É ter a satisfação do trabalho realizado com sucesso. Parabéns a todos! É uma qualidade de trabalho impecável, uma parceria de toda equipe impecável com todo labor”, destacou a gestora.
Foto: DivulgaçãoGOVERNO – Para o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, o resultado das boas notas do Enem se dá em função do empenho do governo do Estado para melhoria na educação. “As excelentes notas do Enem na rede pública estadual de Marabá são reflexos dos investimentos que o governador Helder Barbalho realizou durante o primeiro mandato e continua realizando, como assinatura do Termo de Compromisso para reajuste de 15% no piso do magistério, assinatura do termo de compromisso para criação do PCCR, investimentos de 416% para aquisição da merenda escolar entre outras melhorias.
Sabemos que a educação transforma vidas e isso nos enche de orgulho. Parabéns aos alunos, corpo docente e gestão da escola Anísio Teixeira”, comentou João Chamon Neto.
ALUNO NOTA 960
A discente Beatriz Costa Barros de 18 anos atribuiu o sucesso da nota 960 em Redação no Enem, à metodologia do professor Demétrius Araújo. Quando se deparou com o tema da Redação, ela disse que se assustou, no entanto, devido às técnicas ministradas em sala de aula pelo mestre, aliadas ao esforço e dedicação empregados durante todo o ano, conseguiu desenvolver bem o tema. Com a nota 960, ela pretende tentar cursar Medicina Veterinária na Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e na UFT (Universidade Federal do Tocantins).
“A experiência na escola pública foi muito interessante, porque o aluno se dedica e é gratificante ter um professor que está disposto a nos ensinar com diversas formas e inovações de ensino. O professor Demétrius foi espetacular e colaborou bastante para nossa nota de Redação. Somos gratos pelo que fez e seu método de ensino”, elogiou ela.
Texto: Emilly Coelho (Ascom CRGS)