MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – As chuvas que vêm caindo na cidade de Marabá nos últimos dias resultaram em um aumento do nível do Rio Tocantins. Na manhã desta quarta-feira (1), o rio está marcando 8 metros e 14 centímetros.
O nível está acima do normal e foi divulgado pela Defesa Civil Municipal de Marabá, que vem monitoramento o nível dos rios e das áreas de risco. Em janeiro de 2022, as águas do rio Tocantins superou a marca de 12 metros, sendo a maior dos últimos 20 anos.
Na época da enchente ocorrida no início do ano passado, Marabá contou com 12 abrigos oficiais construídos pela Defesa Civil e Secretaria de Obras: 1 em frente a Obra Kolping, 1 na Avenida Sororó (ambos no Núcleo Cidade Nova), 1 no bairro São Félix, 3 no Núcleo Nova Marabá (Folhas 14, 31 e 32) e mais 3 na Marabá Pioneira (Praça Paulo Marabá, na antiga Borges Informática e Rua 5 de abril) para alojar as famílias desabrigadas.
A enchente de 2022 foi classificado pela Prefeitura de Marabá como “um dos maiores desastres naturais [local] dos últimos dez anos”, a cheia dos rios Tocantins e Itacaiunas afetou muitas famílias residentes na cidade. De acordo com a Defesa Civil, o número de abrigos oficiais chegou a 20, sendo o maior número de abrigos construídos em tempo recorde.
Os alagamentos provocados pelo aumento do nível do rio Tocantins atingem principalmente os bairros Liberdade e Amapá no núcleo Cidade Nova, o bairro São Félix Pioneiro, no núcleo São Félix e o núcleo Velha Marabá.