A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a partir do dia 27, a dose de reforço Bivalente da Vacina Pfizer contra Covid-19 estará disponível em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBS’s), para os seguintes grupos prioritários:
• Pessoas de 70 anos ou mais;
• Pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos (abrigados e trabalhadores);
• Pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos (portadores HIV, Diabete ou Câncer);
É importante ressaltar que a dose de reforço da Pfizer Bivalente só pode ser aplicada em quem já tomou as duas doses de vacina contra o vírus da Covid-19, com intervalo mínimo de 4 meses da última dose.
O coordenador de imunização da SMS, Fernando Gomes, explica que a cobertura aos demais públicos será divulgada em breve e destaca a importância do imunizante à população.
“É justamente para combater as novas variantes da Covid que estão surgindo. É uma vacina bivalente para fortalecer a imunidade da população e evitar nova variação ou nova pandemia ao nível municipal, estadual e nacional. Portanto, eu convido a toda população marabaense dos grupos prioritários a irem se vacinar nas Unidades”, solicita o coordenador.
Os imunizantes bivalentes oferecem uma proteção extra contra a ômicron e subvariantes da Covid-19. Mesmo assim, as doses monovalentes (1ª e 2ª) também são eficazes e estão disponíveis nas UBS’s para quem ainda não tomou.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Arquivo Secom