Valor será parte da compensação socioambiental pela construção de duas novas pontes sobre o Rio Tocantins
Na tarde desta terça-feira, dia 21 de março, a Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá reuniu-se com oito representantes da Vale para discutir o estágio atual das obras do Projeto Tecnored e também da construção das duas novas pontes rodoferroviárias sobre o Rio Tocantins.
Entre os presentes, o presidente da Comissão de Desenvolvimento, Miguel Gomes Filho; Márcio do São Félix, secretário; o vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias; o presidente da Câmara, Alecio Stringari; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, João Tatagiba; a presidente da Fundação Casa da Cultural e vereadora licenciada, Vanda Américo; o empresário e debatedor Ítalo Ipojucan Costa; e os vereadores Dato do Ônibus, Cabo Rodrigo, Ilker Moraes, Aerton Grande e Fernando Henrique.
Pela Vale, participaram da reunião Saulo Lobo, gerente de Relações Institucionais em Marabá, e os engenheiros Ezequiel da Silva, Marcello Fuzziello, Renato Cuzzuol, Paulo Carreira, André Luiz Verones, Breno Lopes de Souza, Gabriel Afonso e Joana Darc.
Ao abrir os trabalhos, Miguelito reiterou que esta é a conversa mais longa que o município está tendo com a Vale, graças à Comissão de Desenvolvimento. Ele ponderou que destratar muito a Vale não dá em nada, e que é preciso que a empresa mantenha a relação de parceria com o município, solicitando um relatório dos investimentos que a Vale fará em Marabá ainda este ano, além de Tecnored e ponte sobre o Rio Tocantins.
Em seguida, Ezequiel da Silva, coordenador de implantação do Tecnored, fez apresentação da primeira etapa já realizada no Distrito Industrial de Marabá, com desmobilização da estrutura que havia no local, supressão vegetal e terraplanagem, que iniciaram em junho de 2022 e terminaram em dezembro. Segundo ele, 180 colaboradores trabalharam no pico da obra no ano passado.