Terça-feira, 18 de abril de 2023 |
O chefe do Poder Executivo Estadual l afirmou que, pelos esforços já realizados pelo Estado, acredita em um melhor desempenho dos alunos paraenses no próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “O Pará tem a obrigação de ser o Estado que irá melhorar, em níveis percentuais, o seu posicionamento no próximo IDEB que o país fará. Este é um desafio e missão que estamos nos colocando”, disse.
Novo ensino médio Questionado sobre possíveis mudanças no Novo Ensino Médio, Helder Barbalho defendeu mudanças que colaborem com as conquistas já alcançadas. “Entre o aperfeiçoamento e a revogação existe uma diferença enorme, portanto, evamos contribuir ao chamamento que a sociedade brasileira deve participar”, avaliou Barbalho. O governador acredita os conselheiros dos secretários de educação de Estados e Municípios devem debater o tema. “Para que possamos verificar quais ações são importantes para tornar o novo ensino médio efetivo na sua implementação e, acima de tudo, efetivo nas expectativas na formação de uma sociedade que tenha no ensino médio uma ferramenta de formação das pessoas”, completou. Avanços paraenses Entre os avanços conquistados na área educacional do Estado, o governador Helder Barbalho mencionou o novo piso salarial dos professores do magistério, e a Lei n° 9.890, de 13/04/2023, que cria e estrutura o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para o quadro administrativo da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). O Governo do Estado do Pará paga o segundo melhor salário do Brasil para professores. “Valorizar nossos professores e combater a evasão escolar”, avalia. . Leia também: Estado sanciona aumento de 15% dos professores do magistério e PCCR para administrativos da Seduc O governador também relatou o aumento de 50% do repasse para o transporte escolar, o incremento de 400% reais no valor, por aluno, repassado para merenda escolar, além do Programa Alfabetiza Pará que reúne um conjunto de esforços e iniciativas que vão desde o professor até as ações pedagogias que estimulam um ambiente educacional adequado.
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